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dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorOliveira, Iára Bittante de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:42:10Z
dc.date.available2022-02-16T18:42:10Z
dc.date.issued1999-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15739
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade de campinas e subdividida em dois grupos, foi selecionada a partir de um grupo de 112 docentes, tendo-se como critério principal, a queixa de três ou mais sintomas vocais. O primeiro grupo foi composto por 22 docentes de escolas particulares e o segundo, por 20 sujeitos de escolas públicas. O estudo constou de três etapas, com utilização de quatro instrumentos. Na primeira, utilizou-se um questionário sobre sintomas vocais a fim ed selecionarmos os sujeitos para compor a amostra final. Para a segunda etapa foi apresentado um questionário de auto-avaliação do desempenho vocal, composto de três partes e, finalmente, para a terceira parte, foram elaborados dois protocolos: um para avaliação da qualidade vocal dos sujeitos e o outro para avaliação das imagens laringoscópicas. Para as análises estatísticas foram utilizados Correlação de Pearson, Teste t independente, Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Fisher.Não foram encontradas diferenças significativas entre professores de escolares particulares e públicas, no que se refere à prevalência de sintomas vocais, alterações de qualidade vocal e desordens laríngeas, as quais se mostraram bastante elevadas em ambos os grupos.Não foram também encontradas diferenças estatisticamente significantes, entre os dois grupos com relação às auto-avaliações de desempenho vocal, com exceção das diferenças significativas encontradas, entre docentes de escola pública, que apresentaram pior avaliação de suas condições físicas de trabalho e melhores avaliações quanto a hábitos de alimentação e hidratação, em relação aos da escola particular. Ressalta-se a relação de significância encontrada, entre a análise perceptivo-auditiva das vozes do sujeitos e as alterações encontradas nas imagens laringoscópicas. Conclui-se da importância de uma visão multidimensional para avaliação vocal do professor.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectvoz
dc.subjectvoz profissional
dc.subjectdisfonias em professores
dc.titleDesempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7262731846654870
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeCrespo, Agrício Nubiato
puc.refereeFerreira, Leslie Piccolotto
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeWitter, Geraldina Porto
puc.refereeLattes7733276073023264
puc.refereeLattes6606091691004002
puc.refereeLattes8863163152848405l
puc.refereeLattes4062861190113240
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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