Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTerzis, Antonios
dc.contributor.authorCarvalho, Cintia Cardoso Vigiani
dc.date.accessioned2022-02-16T18:56:49Z
dc.date.available2022-02-16T18:56:49Z
dc.date.issued2009-02-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804
dc.description.abstractEste estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia.
dc.description.abstractThe present paper investigated a group of students of the Nursing Technician course when serving their hospital internship term. Its purpose was to describe and understand the phenomena manifested in the group and in the internship practice, to offer conditions for the discovery of solutions for the issues experienced, favoring a transforming process in the student‟s relation with the practice. The psychoanalytical method was applied, using Anzieu and Kaës‟ Formation Group technique as an instrument. The participants were eight students in internship terms in a Nursing Technician course. Eight meetings lasting one hour and a quarter were held, twice a week, in the facilities of the school itself. For analysis of the results, the Content Analysis Technique, as described by Mathieu, was used. The main results pointed out regressive experiences in the group, which worked according to an arrangement of the basic assumptions of dependence and fight or flight, composed of intense and primal emotions and playing a determining role in the group organization. Great emotional suffering was noticed, as well as persecutory and depressive anguishes, and a high number of absences. The main defenses used were denial, projection and creation of group illusion. The technique proved to be adequate to the expression and elaboration of anguishes, favoring the evolution of the group towards a more rational working pattern and respecting the principles of reality. The group experience sensitized the students and they were able to discover, by themselves, adequate means to solve some of the issues that came up during the internship experience. We conclude that the formation group has proven to be an efficient means for preventive intervention in Psychology.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectgrupo
dc.subjectpsicanálise
dc.subjectenfermagem
dc.subjectestágio
dc.subjectgroup
dc.subjectpsychoanalysis
dc.subjectnursing
dc.subjectinternship
dc.titleO aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
dc.title.alternativeThe Nursing Technician course student and the hospital internship: psychoanalytical experiences of a group
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7251039373364502
puc.advisorLattes7646699220044786
puc.refereeRadomile, Maria Eugênia Scatena
puc.refereeBorges, Dayse Maria Motta
puc.refereeLattes6177719126213609
puc.refereeLattes3689659786183012
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples