Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFulgencio, Leopoldo
dc.contributor.authorOliveira, Daniella Machado de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:56:49Z
dc.date.available2022-02-16T18:56:49Z
dc.date.issued2009-02-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15807
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo apresentar as principais concepções de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente a uma contribuição para o trabalho dos educadores de adolescentes. Esta análise será feita tendo sua Teoria do Amadurecimento Pessoal como referência. Winnicott tem sido interpretado como apresentando uma nova teoria psicanalítica para a compreensão do desenvolvimento psico-afetivo do ser humano, que considera, além dos motores instintuais (ou sexuais), outros determinantes deste processo, a saber: a necessidade de ser e a tendência inata à integração, ambos em profunda dependência do ambiente. Neste sentido, pretende-se analisar as diversas fases deste processo, com seus respectivos estágios que vão da dependência absoluta em direção à independência relativa, dado que na adolescência, para Winnicott, estes estágios infantis do início retornam acrescidos de uma nova potência (física e sexual). Winnicott enfatiza a adolescência como um período em que o adolescente é essencialmente um ser isolado, que não aceita falsas soluções e que procura sentir-se real, que quer ser descoberto por si mesmo. São estas formulações, dentre outras, dirigidas à adolescência que serão explicadas nesta dissertação. Com este estudo, espera-se contribuir por meio deste recorte da obra de Winnicott, para a compreensão dos adolescentes, seja para eles mesmos seja para pais, professores e todos aqueles que lidam com eles.
dc.description.abstractThe aim of research is to show up Winnicott main conceptions about the teenage years stages, especially as a contribuition for the work of teenagers educators, who must have a particular care about them. His Teoria do Amadurecimento Pessoal will be taken as reference is this analysis. Winnicott has been interpreted as a hostess of a new psychanalystic theory to the understanding of the human being psych-affection improvement, which it is considered, beside the instinctive motors (or sexuals), others determinant of this process, which are: the needing of being and the unquestionable tendency to the integration, both being in a deep environment dependency. In this way, we intend to analyse the several stages of this process, with their respectives traineeships which go from totally dependency toward the relative independency, because to Winnicott these childhood stages from the beginning come back with a new potency (physics and sexual). Winnicott points out the teenage years as a time which the teenage is essentially a lonely human being, who does not agree with fake solutions and who wants to be real, who wants to be found by him/herself. Among others, these are the formulations which are leaded to the teenage years and which will be explained in this work. With this study, we hope contribute, through this Winnicott work clipping, to the teenagers understanding, which can be to themselves or their parents, teachers, educators and all people who lead with them.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectadolescência
dc.subjectamadurecimento
dc.subjectnecessidade de ser
dc.subjectespontaneidade
dc.subjectsi-mesmo
dc.subjectteenage years
dc.subjectmaturity
dc.subjectneeding of being
dc.subjectspontaneity
dc.subjectself
dc.titleContribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a educação
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3969156478353577
puc.advisorLattes7198839122729741
puc.refereeAmiralian, Maria Lúcia Toledo Moraes
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeLattes9388202312622446
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples