Show simple item record

dc.contributor.advisorTonelotto, Josiane Maria de Freitas
dc.contributor.authorBeira, Cristiane Maria Lenzi
dc.date.accessioned2022-02-16T18:57:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:57:27Z
dc.date.issued2006-03-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15833
dc.description.abstractA família e a creche encerram institutos de notável importância no contexto de desenvolvimento infantil. Neste sentido, é de extrema relevância que haja sintonia entre as oportunidades por ambas oferecidas, para que a educação da criança seja abrangente e otimizada. Com base nestas afirmativas, o estudo aqui proposto teve por objetivo principal a avaliação de um programa de participação de mães e pais em uma instituição educacional em benefício do desenvolvimento da criança. Para que este propósito fosse atingido, os membros participantes do projeto Pais no SEPI foram entrevistados e suas respostas analisadas qualitativamente, adotando-se, como método de avaliação, o exame por categorias, destacadamente. Os pontos cuja ênfase apresentaram maior realce, considerando-se os resultados obtidos, foram os seguintes: a necessidade demonstrada pelos participantes em receberem apoio pessoal; manifestação de expectativas pessoais, antes de seu papel como mãe ou pai; valorização da oportunidade de desenvolver habilidades, bem como de discutir sobre diversos assuntos do seu dia-a-dia e a possibilidade de vislumbrarem novas chances de mudanças em sua vida, decorrentes das novas experiências vividas. Observou-se que o atendimento dos pais propiciou que, tanto direta como indiretamente, o relacionamento com os filhos fosse abordado e re-significado em muitas ocasiões.
dc.description.abstractThe family and the day care center are notably important institutions for children s development. That s why it is extremely relevant that the opportunities for both child and parents are well-balanced in order to optimize the child s education. Based on these statements, this study proposes as its main objective, the evaluation of a program with the participation of mothers and fathers in an educational institution for the benefit of the child s development. In order to fulfill this task, the participants in the parents SEPI project were interviewed. Their answers were closely analysed and the highlighted exam categories were used as a method of evaluation. The topics, which presented high distinction taking into considerations the results obtained, were the following: demonstration of personal expectations before performing the father and mother role, the value of skill development opportunities as well as the discussion about various day to day matters and also the possibilities to look forward to opportunities to change their lives resulting from these new experiences. It was observed that the parents presence helped both directly and indirectly in the improvement of the relationship with their children. It also had shown a significant improvement in many cases.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectfamília
dc.subjectdesenvolvimento infantil
dc.subjectrelação família escola
dc.subjectfamily
dc.subjectchild development
dc.subjectfamily-school relationship
dc.titlePais na creche: o que se ensina e o que se aprende
dc.title.alternativeParticipation of the parents in a day care center: what is taught and what is learnt
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3653734109687622
puc.advisorLattes7980652799357054
puc.refereeOliveira, Maria Helena Mourão Alves
puc.refereeFiamenghi Jr, Geraldo Antônio
puc.refereeJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
puc.refereeLattes2623376648374353
puc.refereeLattes6680842792627452
puc.refereeLattes4118225365370155
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record