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dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorFaria, Luiz Roberto Paiva de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:57:27Z
dc.date.available2022-02-16T18:57:27Z
dc.date.issued2003-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15836
dc.description.abstractEste trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego, Trabalho e Profissão que estudantes do ensino médio tinham das categorias citadas. Utilizando-se um programa de orientação vocacional em abordagem qualitativa, um conjunto de seis entrevistas foi realizado, a fim de verificar quais eram os discursos referentes ao tema. A amostra foi composta de 20 sujeitos, sendo 10 de escola pública e 10 de escola particular, sendo as sessões todas em grupo, no intervalo de uma hora e meia cada. A idade média dos informantes foi de 15,18 anos para o grupo da escola particular e de 17,10 anos para o grupo da escola pública, respectivamente. O nível sócio-econômico foi estimado em classe média alta, para o grupo da escola particular e classe média baixa a baixa para o grupo da escola pública. Depois de realizadas as entrevistas, foi feita uma analise do conteúdo discursivo originando um gráfico, sobre o qual se baseou a interpretação dos resultados. Os resultados sugerem que os adolescentes referenciam as categorias segundo o status que estas ocupam dentro da nossa cultura. Isso faz com que ignorem um pouco as condições objetivas do mercado de trabalho, e façam a sua escolha preferencialmente a partir de critérios subjetivo tais como satisfação com a atividade ou sucesso na carreira.
dc.description.abstractThis work was dedicated to explore high school pupils' social representation of labor, job and profession. A program of vocational orientation in qualitative approach was used and six interviews were made, in order to verify which speeches refered to the theme. 20 students, 10 from a public school and 10 from a private school composed the sample, 15,18 years old in media and 17,10 years old. The social-economic level was estimated as high middle class for the private school group and low middle class to low class, for the public school group. All the sessions were developed in group, one and a half each one. The interviews, were analysed according to content analysis, generating a chart which expressed the results. The representation about labor, job and profession showed no differences in the two groups and were associated to ideological values implied in those categories. The results suggest that adolescent refer to the categories according to the status they have inside the culture. In this sense, they disregard objective conditions of the job market, and make their choices based on subjective criteria like satisfaction with the activity or success in their career.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectrepresentações sociais
dc.subjecttrabalho
dc.subjectemprego
dc.subjectprofissão
dc.subjectorientação profissional
dc.subjectsocial representation
dc.subjectjob
dc.subjectlabor
dc.subjectprofession
dc.subjectprofessional orientation
dc.titleEm tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes
dc.title.alternativeTime of globalization: social representation of labor, job and profession in adolescent
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2386434403422694
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeSousa, Clarilza Prado de
puc.refereeFiamenghi Jr, Geraldo Antônio
puc.refereeLattes4090219754109759
puc.refereeLattes6680842792627452
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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