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dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorBilbao, Eduardo Vicente
dc.date.accessioned2022-02-16T18:57:50Z
dc.date.available2022-02-16T18:57:50Z
dc.date.issued2009-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15854
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo estudar os aspectos subjetivos da experiência de inclusão no mercado de trabalho em jovens com Síndrome de Down. Para a investigação da realidade de trabalho dos jovens utilizou-se como base teórica a Psicologia Histórico- Cultural, sobretudo Vigotski e Wallon. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três jovens, seus familiares e a psicóloga da instituição, totalizando 7 sujeitos. Os resultados permitiram constatar que existem alguns elementos fundamentais ao processo de inclusão e que necessitam ser considerados pelas empresas ou instituições preparatórias para o processo. Como exemplo, pode-se citar o papel da família no apoio, acompanhamento e avaliação do processo; a importância dos colegas grupo de pares na promoção da apropriação pelo jovem da rotina de trabalho e das especificidades das atividades a serem realizadas, além do real envolvimento e empenho da empresa que se propõe a incluir. De outro lado, também foi possível acessar as dificuldades enfrentadas por esses jovens em seu dia-a-dia no trabalho, sobretudo de ordem relacional e comunicacional, as quais têm sido superadas pelo esforço e dedicação que essas pessoas têm empreendido em seu processo de inserção no trabalho.
dc.description.abstractThis research aimed to study the subjective aspects of the inclusion in the work market experience with Down Syndrome youngsters. In order to investigate the reality of work of the youngsters it was used as a theoretical base the Historic-Cultural Psychology as proposed by Vigotski and Wallon. To collect data, interviews were held with three youngsters, their families and a professional of the institution, totalizing 7 subjects. Results suggested that there are some basic elements for the inclusion process and that they have to be considered by companies or institutions that prepare people for the process. For example, it can be mentioned the role of family to support, follow and evaluate the process; the importance of colleagues group of peers for the promotion of the incorporation of the work routine and the specific aspects of the required activities by the youngster. Besides, the real commitment and effort of the company that intends to include. On the other hand, it was also possible to access the difficulties these youngsters have to face in the daily routine of work, specially, in the rational and communicational issues, which have been solved by the effort and dedication these people have assumed in their process of work inclusion.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdesenvolvimento
dc.subjectinclusão
dc.subjectsíndrome de Down
dc.subjectmercado de trabalho
dc.subjectdevelopment
dc.subjectinclusion
dc.subjectDown syndrome
dc.subjectwork market
dc.titleOs aspectos subjetivos da experiência de trabalho em jovens com síndrome de down
dc.title.alternativeSubjective aspects of work experience with Down syndrome youngsters
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2384188451358222
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeLattes9134392440881684
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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