Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorHomsi, Silvia Helena Vertoni
dc.date.accessioned2022-02-16T18:58:11Z
dc.date.available2022-02-16T18:58:11Z
dc.date.issued2006-02-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15868
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre temperamento e os estilos de pensar e criar em estudantes universitários. As amostras foram compostas de 126 estudantes das áreas das ciências Biológicas, Humanas e Exatas de duas universidades particulares do interior do estado de São Paulo, de ambos os sexos, na faixa etária entre 17 a 44 anos (Mo= 21 a 25 anos). Para tanto, foram utilizados dois instrumentos: o Questionário de Avaliação Tipológica QUATI (Zacharias, 2003) e o Questionário sobre Estilos de Pensar e Criar (Wechsler, 1999, 2005), que foram aplicados coletivamente. Os resultados foram analisados pela Correlação de Pearson e Análises Multivariada e Univariada de Variância. Também foi feita uma análise qualitativa das funções e atitudes do QUATI. Os resultados indicaram que não existem relações significativas entre temperamento e estilos de pensar e criar. Diferenças significativas foram observadas por área e por sexo nos fatores do QUATI, sendo a área Biológica a que apresentou valores significativamente maiores para a atitude Extroversão, e as funções Pensamento e Sentimento sofreram influências para idade x área. Também para estilos de pensar e criar a área Biológicas apresentou médias significativamente maiores para os fatores Pensamento Divergente e Ousadia Inovadora e, no que se refere à variável sexo, o masculino apresentou maior índice no fator Síntese Humorística. Conclui-se que as pessoas de diferentes estilos podem expressar sua criatividade independentemente de seu temperamento.
dc.description.abstractThis research aims at investigating if there are relationships between temperament and thinking creative styles in university students. The samples were composed by 126 students from two private universities of São Paulo state, attending courses from the areas of Biology, Hard and Human Sciences, from both sexes, aged from 17 to 44 (Mo=21 to 25) years old. Two measures were used: the Questionnaire of Typological Assessment QUATI (Zacharias, 2003) and Thinking and Creative Styles Scale (Wechsler, 1999, 2005), which were administered in a collective form. Pearson s Correlation and Multivariate and Unvaried Analysis of Variance were used to analyze the results. A qualitative analysis on function and attitudes of QUATI was also carried out. The results showed that there are not significant relationships between temperament and thinking and creative styles. Significant differences were observed in QUATI factors related to gender and scientific areas. Biology presented considerable higher values on Extroversion attitude, and Thinking and Feeling functions were influenced by age and area. In Thinking and Creative Styles, Biology students presented higher means on Divergent Thinking and Boldness. In relation to the gender variable, men had superior means on Humor-Synthesis scale. We conclude that people with different styles may express their creativity independently their temperament.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttemperamento
dc.subjectcriatividade
dc.subjecttipos
dc.subjectestilos
dc.subjectavaliação
dc.subjectuniversitários
dc.subjecttemperament
dc.subjectcreativity
dc.subjecttypes
dc.subjectstyles
dc.subjectassessment
dc.subjectuniversity students
dc.titleTemperamento e sua relação com estilos de pensar e criar
dc.title.alternativeTemperament and its relationship with thinking creative styles
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6635244549223540
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeZacharias, José Jorge de Morais
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes0927893406184591
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples