Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorMartins, Evelin
dc.date.accessioned2022-02-16T18:58:11Z
dc.date.available2022-02-16T18:58:11Z
dc.date.issued2009-04-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15870
dc.description.abstractEstilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e mulheres em cargos de comando, em micro e pequenas empresas na regiao de Campinas. A amostra foi constituida por 35 respondentes, sendo 17 em cargos de gerencia e 18 em cargos de sub-gerencia. Entres eles 20 pessoas do sexo feminino e 15 do sexo masculino. Foram aplicadas nos participantes a Escala de Pensar e Criar (Wechsler, 2006) e um questionario sobre Percepcao da Lideranca Criativa. Os resultados obtidos na escala de estilos foram analisados segundo a Analise da Variancia Multivariada e Univariada e para os resultados do questionario de Percepcao de Lideranca foram utilizadas analises qualitativas. Os resultados apontaram valores significativos no estilo Cauteloso Reflexivo (CR) em relacao a interacao do sexo com porte da empresa; e no estilo Emocional Intuitivo (EI) houve valores significativos para o sexo e, tambem, em relacao ao sexo e funcao na empresa. Quanto aos comportamentos relacionados as liderancas, nas micro e pequenas empresas, identificou-se em relacao aos gerentes uma visao macro em lideranca, observando-se preocupacao com os resultados quanto a producao e lucratividade, ja os sub-gerentes apresentaram preocupacao com os resultados por meio da qualidade de produtos e servicos e desenvolvimento de pessoas. Assim, concluiu-se que os aspectos relacionados a importancia da lideranca criativa de atingir objetivos por meios diferentes, colocar novas ideias em pratica, desenvolver novas formas de realizar as tarefas ficou como segunda opcao ou preocupacao nas atividades rotineiras do trabalho, dando-se prioridade a obtencao de resultados imediatos. Observou-se, entao, a importancia de se investigar os estilos e concepcao de lideranca nos ambientes empresariais.
dc.description.abstractStyles of thinking and creating represent the preferable ways that individuals process and act in a specific situations. This study aimed to verify thinking and creating styles of men and women in leading positions in small and micro companies in Campinas region (Sao Paulo state) The sample was composed of 35 subjects (20 females, 15 males), being 17 chief directors and 18 charges as vice-directors. The instruments administered were the scale Styles of Thinking and Creating (Wechsler, 2006) as well as an open-ended questionnaire on perceptions of creative leadership. The result on the scale were analyzed by the Multivariate Analysis of Variance and the Univariate Analysis of Variance. The responses obtained in the questionnaire were qualitative evaluated according to their main themes. The results obtained for the Cautious-Reflexive style indicated there were significant main effects of the interaction of sex and function in the company. The Emotional-Intuitive style also demonstrated to be significantly affect by sex. Among the directors there were conceptions of leadership related to leadership according to a main overview, considering production and short time results. On the other hand, the vice directors demonstrated to be more concerned with producto quality as well as staff development. Creative leadership considered as a second option was regarded as searching for new means of reaching objectives, put new ideas into practice and new ways of product development. In conclusion, the importance of investigating leadership and creativity conceptions in organizational settings was demonstrated.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectliderança
dc.subjectestilos
dc.subjectcriatividade
dc.subjectgênero
dc.subjectempresas
dc.subjectleadership
dc.subjectcreativity
dc.subjectcompanies
dc.subjectgender
dc.subjectstyles
dc.titleEstilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas
dc.title.alternativeStyles of thinking and creating among directors and vice directors of small and micro companies
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2243652164006397
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereeSiqueira, Luciana Gurgel Guida
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.refereeLattes4933312745662069
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples