Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonelotto, Josiane Maria de Freitas
dc.contributor.authorJorge, Thelma Cerqueira
dc.date.accessioned2022-02-16T18:58:34Z
dc.date.available2022-02-16T18:58:34Z
dc.date.issued2006-03-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15888
dc.description.abstractA avaliação do Processamento Auditivo é um ganho no diagnóstico dos distúrbios da comunicação humana e na identificação de crianças de risco para distúrbios de aprendizagem. Os indivíduos com desordem do Processamento Auditivo tendem a apresentar manifestações comportamentais características ocorrendo de forma isolada ou associada quanto: comunicação oral e escrita, comportamento social, desempenho escolar e audição. A pesquisa foi realizada em um Núcleo Educacional localizado numa cidade do interior paulista e os sujeitos foram 43 escolares matriculados na Primeira Série do Ensino Fundamental no ano letivo de 2006. Os dados encontrados evidenciaram escores gerais abaixo do esperado para a idade e escolaridade, levando-nos a uma reflexão sobre os limites entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem, ou seja, concluiu-se que as alterações encontradas no que diz respeito ao Processamento Auditivo das crianças não ocasiona alterações de linguagem, mas o inverso não é verdadeiro.
dc.description.abstractThe evaluation of the Auditory Processing is a profit in diagnosis of the communication human being and in the identification of children of risk for learning disabilities. The individuals with clutter of the Auditory Processing tend to present mannering manifestations occurring of isolated or associated form: verbal communication and writing, social behavior, pertaining to school performance and hearing. The research was carried through in a Educational Nucleus in a city of the São Paulo interior and the citizens had been 43 pertaining to school registered the First Series of Basic School, in 2006. The joined data had evidenced prop up generalities below of waited for the age and the school level, taking us it a reflection on the limits between the learning difficulties and a development of the language, or either, it concluded that the found alterations in that it says respect to the Auditory Processing of the children do not cause language alterations, but the inverse one is not true.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectdesenvolvimento infantil
dc.subjectavaliação
dc.subjectprocessamento auditivo
dc.subjectinfantile development
dc.subjectevaluation
dc.subjectauditory processing
dc.titleAvaliação do processamento auditivo em pré-escolares
dc.title.alternativeEvaluation of the auditory processing in the infantile education
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0662062511585395
puc.advisorLattes7980652799357054
puc.refereeWitter, Geraldina Porto
puc.refereeGargantini, Marisa Bueno Mendes
puc.refereeLattes4062861190113240
puc.refereeLattes8078173020925732
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia
puc.contributor.co-advisorOliveira, Maria Helena Mourão Alves


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples