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dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorMoreira, Ana Paula Gomes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:58:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:58:35Z
dc.date.issued2010-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15896
dc.description.abstractEste trabalho está circunscrito nos marcos da Psicologia Escolar, enquanto área de aplicação, pesquisa e intervenção. A sua realização buscou discutir a aplicação do conceito de situação-limite, delineado por Ignácio Martín-Baró, ao contexto da Educação Infantil. A situação-limite refere-se à situação que, de alguma forma, exerce impacto negativo sobre o desenvolvimento das crianças. Entendemos o processo de desenvolvimento como dinâmico e historicamente circunstanciado e, portanto, a discussão sobre situações-limite no âmbito do desenvolvimento está vinculada às noções de risco, proteção, vulnerabilidade e resiliência. Fundamentados nos princípios da Psicologia Social da Libertação e do Materialismo Histórico e Dialético, realizamos a análise dos diários de campo produzidos por profissionais de psicologia que atuaram em uma Instituição Municipal de Educação Infantil no período de 2008 a 2009. Delimitamos, por meio de um processo construtivo-interpretativo, grandes categorias referentes aos elementos da realidade que caracterizassem a ocorrência de situações-limite na visão dos principais agentes envolvidos com a Educação Infantil: os próprios profissionais de psicologia, os educadores e a as famílias e/ou crianças. A elaboração de tais categorias demonstra que estes elementos referem-se, prioritariamente, à dimensões de violência, relações conflituosas entre os membros da equipe educativa e desagregação das políticas de educação.
dc.description.abstractThis work is circumscribed within the framework of School Psychology, as a field of application, research and intervention. Its development tried to discuss the application of the concept of limit-situation, created by Ignacio Martín-Baró, to the context of early childhood education. The limit-situation refers to the situation that somehow plays negative impact to the development of children. We believe the development process as a dynamic and historically process detailed, so the discussion is linked to notions of risk, protection, vulnerability and resilience. Based on the principles of Liberation Social Psychology and the Historical and Dialectical Materialism, we made an analysis of field diaries produced by professionals of psychology who worked in an Municipal Kindergarten School during 2008 and 2009. Then, we delimited the dimensions of everyday life or elements of reality that characterized the occurrence of limit-situations in the view of key agents involved with the Early Childhood Education: psychology professionals, educators and families and / or children. This elements emphasizes the dimensions of violence, conflicting relations between the educational team members and breakdown of education politics.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpsicologia escolar
dc.subjectsituação-limite
dc.subjectpsicologia social da libertação
dc.subjectschool psychology
dc.subjectlimit-situation
dc.subjectliberation social psychology
dc.titleSituação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3602313133385566
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeMarinho-Araujo, Claisy Maria
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeLattes2999127173845463
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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