Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorVenancio, Magda Machado Ribeiro
dc.date.accessioned2022-02-16T18:58:35Z
dc.date.available2022-02-16T18:58:35Z
dc.date.issued2011-02-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15901
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída aos adultos que executam, orientam e acompanham a Medida corresponde ao que dela se espera: que seja socieducativa. O aporte teórico-metodológico que sustentou a análise é o da psicologia histórico-cultural, representados por Vygotski e Leontiev, além de muitos de seus leitores. Tal escolha conduziu a procedimentos que priorizaram a observação das interações no contexto da Medida, focalizando os variados momentos e atividades que a constituem. Foram realizadas, também, entrevistas de aprofundamento e os dados das observações foram registrados em diário de campo. A análise teve como central as contradições que emergiram dos momentos de interação da pesquisadora com o contexto. Como resultados constatamos que são diversos os sentidos atribuídos às medidas socioeducativas, tanto pelos jovens como pelos socioeducadores. Enquanto para os jovens os sentidos que prevalecem são de obrigatoriedade e repressão, para os socioeducadores é de mediações que não se efetivam como transformadoras, cuja principal característica é o cumprimento de determinações legais de ordem burocrática. Ao mesmo tempo, os socioeducadores configuram suas ações como orientação de medida, e não como educativa, reproduzindo-as tal como previstas nos documentos legais. Esses sentidos constituem-se como entraves ao desenvolvimento de interações que promovam a possibilidade de novos modos de funcionar dos jovens e dos socioeducadores.
dc.description.abstractThis research has as its objective to comprehend and analyze the meanings to which youngsters under social educative measures of assisted liberty and its social educators attribute to the Measure (Social Educational Measure of Assisted Liberty). Furthermore this study investigates the designation related to the adults who execute, orient, and accompany the Measure so that it corresponds to what is expected: to be social educative.The theoretic-methodological principal which sustained this analysis was that of historic-cultural psychology, represented by Vygotski and Leontiev as well as many of their readers. Such a choice of method lead to procedures which prioritized the observation of the interactions within the context of the Measure, focussing on different moments and activities which structure it. Further interviews and examinations were held and registered in field reports. The analysis' core developed around the contradictions which emerged from the moments of interaction of the research author and the context. As a result it was verified that the meanings attributed to the social educative measures are diverse not only by the youngsters but by the social educators as well. While for the youngsters the significance which prevails is of that related to obligation and repression, for the social educators it is of unsuccessful and unchanging transactions, which is mainly the compliance of legal determinations of bureaucratic procedures. At the same time, the social educators carry out their actions as orientational measures instead of educational measures, merely reproducing as is dictated in the legal documents. These measures constitute themselves as obstacles to the development of interactions which can promote the possibility of new methods of functioning between youngsters and social educators
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectjovens em conflito com a lei
dc.subjectsocioeducadores
dc.subjectpsicologia histórico-cultural
dc.subjectsentidos
dc.subjectpolíticas públicas
dc.subjectyoungsters in conflict with the law
dc.subjectsocial educators
dc.subjectcultural-historic psychology
dc.subjectmeanings and public policies
dc.titleOs sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores
dc.title.alternativeThe meanings attributed to social educative measures of assisted liberty applied to youngsters who are in conflict with the law and its social educators
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5992875922591434
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeAntunes, Mitsuko Aparecida Makino
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes1548595071478367
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples