Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorBiason, Michelle Poli
dc.date.accessioned2022-02-16T18:59:18Z
dc.date.available2022-02-16T18:59:18Z
dc.date.issued2011-02-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15936
dc.description.abstractEste projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais da vida neste sistema, principalmente com a escola pública e privada. Para que essa realidade se modifique é necessário que a educação seja utilizada não como forma de alienação e sim de transformação. Para que essa mudança ocorra, é necessário que este adolescente passe por um processo de tomada de consciência. O psicólogo escolar, por sua vez, deve possuir um papel de transformação social, sendo de suma importância neste processo. O cenário da pesquisa é uma Instituição Privada de Ensino, situada na região leste da cidade de Campinas. Os participantes são alunos maiores de 18 anos matriculados no Curso Preparatório para Vestibular desta Instituição. O objetivo da pesquisa é conhecer a percepção que os adolescentes que estudam nesta Instituição Privada possuem em relação às suas condições de vida. Nesta pesquisa seguimos a perspectiva da pesquisa qualitativa, norteada pela psicologia histórico cultural. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário, o qual continha duas partes: uma de identificação e dimensão sócio econômica e outra contendo questões que possibilitassem alcançar os objetivos da pesquisa. A pesquisa demonstrou que a maioria dos participantes percebe que possui boas condições de vida e de moradia, mas também mostra que são individualistas, alheios aos problemas sociais.
dc.description.abstractThis project has started out of the researcher s need to understand the social inequality that occurs at the Educational System. Education in Capitalism points out the social inequality of life in this system (public and private school). In order to change this reality it s necessary that education may be used not as a way of alienation but as a way of changes and transformation. In order to change this reality it is necessary that teenagers undergo an awareing process. School psychologists must play this social transformer role. It will make him/her an important landmark in this process. The research s scene is a private school institution located in the eastern side of Campinas. The participants are students over 18 years old who are enrolled in a preparatory school studding to get admitted in this university. This research s goal is to realize the perception that these teenagers who study in this private school have in relation to their life s condition. In this research we have followed the qualitative research perspective based on the cultural-historical psychology All the data have been obtained by making the students some questions. They were splited in two sections: the first for identification and social-economical dimension and the other containing some questions which would help to reach the research s goal. The research has shown that most participants realize that they have good life condition and a nice place to live. But it also shows they are individualists and apart of social problems
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpsicologia
dc.subjectpsicologia escolar
dc.subjecteducação
dc.subjectadolescência
dc.subjectpsychology
dc.subjectschool psychology
dc.subjecteducation
dc.subjectteenage
dc.titleEstudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
dc.title.alternativePreliminary study about private school students s perception and their life s condition
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8982093056853585
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereeSant'ana, Izabella Mendes
puc.refereeLattes6876954243774464
puc.refereeLattes7860235863062183
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples