Estilos de criar em líderes organizacionais
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Creative styles in organizationalleadersAutor
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
20/02/2004Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo de pensar e criar em líderes e não-líderes organizacionais, bem como comparar se existem diferenças significativas nos estilos de pensar e criar entre profissionais que exercem ou não liderança e entre o gênero dos líderes. A amostra foi composta por setenta e seis participantes, sendo metade de líderes e o restante de subordinados, todos da área administrativa e operacional convidados pelos Recursos Humanos de duas empresas particulares e de uma empresa estatal da região de Campinas que participaram, voluntariamente, da pesquisa. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estilos de Pensar e Criar e o Inventário de Percepção de Criatividade e Liderança que foram respondidos, individualmente, pelos participantes. A escala é do tipo Likert, composta por 100 itens sobre a área cognitiva, afetiva e social que foram denominados como sete fatores: Confiança Motivadora, Inconformismo Inovador, Sensibilidade Interna e Externa, Fluência Flexível e Original, Investimento Intuitivo, Síntese Humorística, Tolerância Parcial e Ousadia Intuitiva. O inventário é constituído de três questões abertas onde os participantes atribuíram nove adjetivos que caracterizassem o líder, a pessoa criativa e a semelhança entre eles. Foi feita a Análise de Variância Univariada para comparar cada fator de estilo da escala entre líderes e não-lideres. Quanto ao inventário, foi realizada a Análise de Conteúdo e após, o Qui-quadrado. Os resultados indicaram que houve diferenças significativas (p<0,01) entre líderes e não-líderes nos fatores Inconformismo Inovador, Investimento Intuitivo e Ousadia Intuitiva. Os líderes do sexo feminino apresentaram diferença significativa (p<0,01) em relação aos homens apenas no fator Sensibilidade Interna e Externa. Além disso, os adjetivos honesto, compreensivo, objetivo, criativo, flexível e seguro caracterizaram o líder. Conclui-se que é possível identificar líderes e não-líderes criativos através do seu estilo de pensar
In the last few decades, there has been a growing attention to leadership and creativity considering their relevance to organization productivity. Thus, the purpose of this research was to verify the thinking and creative styles in organizationalleaders and subordinates, as well as to compare if there were significant differences of thinking and creative styles among professionals who were indicated as leaders and as not as leaders, as well as differences gender. The sample was composed by 76 particípants, with half being leaders and half being subordinates. Ali of them have come from the administrative and the operational areas that were invited by Human Resources Department of two national private companies and one state company from Campinas area. Ali the participants were volunteers. The instruments used were Thinking and Creative Style Scale (Wechsler, 1999) and the Creativity and Leadership Perception Inventory, elaborated in this research by them. The scale is Likert type, composed of 100 items on cognitive, affective and social areas that were named as seven factors: Motivational Trust, Innovator Unconformism, InternaI and Externai Sensibility, Flexible and Original Fluency, Intuitive Investment, Humourous Synthesis, Partial T olerance and Intuitive Daring. The inventory was composed of three questions in which the participants attributed nine adjectives which characterize leader, the creative person, and the similarity between them. The Univariate Analysis of Variation was done to compare each facto r of style of the scale between leaders and subordinates. As to inventory, the Contents Analysis was done and after, the Chi-Square. The results indicated that there were significant differences (p<0,01) between leaders and subordinates on the Innovator Unconformism, Intuitive Investment and Intuitive Daring factors. lhe female leaders showed significant difference (p<0,01) to the male leaders only on the InternaI and Externai Sensibility. In addition, the adjectives honest, comprehensive, objective, creative, f1exible and secure characterized the leadership. In conclusion, it is possible to identify creative leaders and subordinates through their thinking style.
Palavras-chave
LiderançaCriatividade
Estilos de criar
Pessoa criativa
Gênero
Leadership
Creativity
Creative styles
Creative person
Gender