Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorMontezi, Aline Vilarinho
dc.date.accessioned2022-02-16T18:59:45Z
dc.date.available2022-02-16T18:59:45Z
dc.date.issued2011-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15950
dc.description.abstractA partir de uma perspectiva que pretende abordar o potencial de criação dos adolescentes e favorecer um ambiente propício ao desenvolvimento saudável, de modo à ressignificar as relações bem como as representações atribuídas a eles, o presente estudo objetivou investigar a imaginação enquanto uma função psicológica superior capaz de favorecer a configuração de novos sentidos pelos adolescentes em relação à escola, ao ensino e à aprendizagem. Assumem-se, como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski. Buscou-se, ainda, refletir sobre o conceito de imaginação da perspectiva assumida por alguns filósofos. Foram sujeitos da pesquisa alunos do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, e para a construção das informações foram utilizadas histórias como materialidade mediadora. A análise das informações foi organizada em cinco núcleos de significação, cujos sentidos sobre imaginação foram acessados e discutidos. Como resultados evidencia-se a importância de investir na imaginação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e como meio, também, de dar voz aos adolescentes e realizar uma educação em que o aluno é sujeito e protagonista de sua história.
dc.description.abstractFrom a perspective which intends to discuss teenager s creating potential and to favor a propitious environment to a healthy natural development in order to give another mean to relations, as well as representations attributed to them. The purpose of the present research was to investigate the imagination as an instrument to configure different meanings by teenagers in relation to school, teaching and apprenticeship. Methodological theory was based in prerequisites of Historical-Cultural Psychology, mainly Vigotski. There was also the intention of reflecting about imagination concept according to some philosophers perspectives. The research subject were 6th year fundamental public school students from a municipal net of a city in the interior of the State of São Paulo, and histories were used for information constructions as mediator material. Information analysis were organized in five signification nucleus, which meanings about imagination were accessed and discussed. As a result, it becomes evident the importance of stimulating imagination as an instrument in teaching and apprenticeship process, also as means of giving voice to teenagers and make a kind of schooling where the student is, at the same time, subject and protagonist of his own history.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectimaginação
dc.subjectadolescência
dc.subjectpsicologia histórico-cultural
dc.subjecthistórias
dc.subjectimagination
dc.subjectadolescence
dc.subjecthistorical-cultural psychology
dc.subjecthistories
dc.titleOuvir, contar e criar histórias: um estudo sobre a imaginação de adolescentes no contexto escolar
dc.title.alternativeListening, telling and creating histories: a study about teenagers s imagination in a scholar context
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7498831379236697
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
puc.refereeSoligo, ângela Fátima
puc.refereeLattes4670585523085617
puc.refereeLattes4843595011450111
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples