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dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorDugnani, Lilian Aparecida Cruz
dc.date.accessioned2022-02-16T18:59:45Z
dc.date.available2022-02-16T18:59:45Z
dc.date.issued2011-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15951
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico a partir da observação das relações que estabelece com os agentes que constituem o contexto escolar. Adota como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski e alguns de seus leitores. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados gravações em áudio de duas entrevistas semiestruturadas, e de dois encontros de intervenções realizados com a equipe gestora da escola. Os resultados revelam que a configuração do trabalho como missão, pelo orientador pedagógico, inviabiliza o estabelecimento de parcerias com os diversos atores escolares, e o conduz à priorização da resolução de problemas emergenciais em detrimento de ações planejadas que poderiam promover transformações da realidade escolar, principalmente a formação continuada de professores. Conclui-se que ao tentar tomar para si a responsabilidade pela resolução de todas as demandas e diante da impossibilidade de atendê-las o orientador pedagógico configura sua função como solitária, e impossível de ser realizada, sentindo-se enganado e abandonado pelos demais agentes escolares. Tal modo de agir resulta no sofrimento e constante adoecimento deste profissional, o que reafirma a importância do trabalho do psicólogo na escola, como mais um dos agentes promotores de ações que possibilitem o estabelecimento de relações mais saudáveis e que resultem no desenvolvimento e bem estar dos sujeitos, sobretudo dos alunos, objetivo maior da educação escolar.
dc.description.abstractThis research aims to investigate the senses of work for the pedagogical advisor from the observation of establishing relationships with agents who represent the school environment. It adopts as a theoretical-methodological referential the Cultural-Historical Psychology, especially the concepts of Vigotski and some of his readers. Audio recordings of two interviews, and three meetings of interventions carried out with the management team at school were used as data collection procedures. The results show that the configuration of the work as a mission by the advisor avoids the establishment of partnerships with various actors school, and leads to the prioritization of emergency" problems solving instead of planned actions that could promote changes in school reality, especially continuing education of teachers. It is concluded that trying to take upon itself the responsibility for the resolution of all claims and facing the impossibility in responding them, the pedagogical advisor sets up his role as lonely and impossible to be done, feeling cheated and abandoned by the other school stakeholders. This way of acting results in constant pain and sickness of this professional, which reaffirms the importance of the work of the psychologist at school, as a promoter of actions that enable the establishment of healthier relationships that result in the development and welfare of subjects, especially the students, ultimate goal of school education.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectorientador pedagógico
dc.subjectsentidos do trabalho
dc.subjectpsicologia histórico-cultural
dc.subjectpsicologia escolar
dc.subjectpedagogical advisor
dc.subjectmeanings of work
dc.subjectcultural-historical psychology
dc.subjectschool psychology
dc.titleOs sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
dc.title.alternativeThe senses of work for the Pedagogical Advisor: an analysis from the perspective of Cultural-Historical Psychology
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7545523049843133
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeAlmeida, Laurinda Ramalho de
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes5818071827799305
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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