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dc.contributor.advisorNakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.authorCampos, Carolina Rosa
dc.date.accessioned2022-02-16T18:59:45Z
dc.date.available2022-02-16T18:59:45Z
dc.date.issued2012-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15952
dc.description.abstractDiante da lacuna existente na avaliação cognitiva de populações especiais, essa pesquisa teve como objetivo a construção de três subtestes (verbal, memória e lógico-espacial) para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais. Como forma de atingir tal objetivo, quatro estudos foram conduzidos: (1) investigação e conhecimento de metodologias e materiais utilizados na educação de crianças com deficiência visual, com a finalidade de que tais informações pudessem contribuir para a construção dos subtestes; (2) construção dos subtestes, baseados nas teorias atuais de inteligência e nas informações obtidas a partir do Estudo 1; (3) estudo piloto com o objetivo de erificar a adequação dos subtestes e de seus itens junto a 14 crianças deficientes visuais, na faixa etária de 7 a 12 anos (M= 10,28 anos; DP=1,58), sendo seis do sexo feminino e oito do sexo masculino, sendo dessas, dez classificadas com baixa visão, oito com deficiência congênita e duas com doença adquirida, quatro crianças classificadas com cegueira total, sendo duas com deficiência adquirida e duas com deficiência congênita; (4) comparação do desempenho de crianças deficientes visuais com crianças videntes (n=17; M= 9,94 anos; DP=1,43; todas do sexo feminino) em relação às dificuldades encontradas, número de acertos e tempo de execução dos subtestes. Os resultados apontaram, através de testes de diferença de média, de um modo geral, adequação dos subtestes à população alvo, com pequenas necessidades de alteração dos itens. Também encontrou-se melhor desempenho dos videntes em relação às crianças com deficiência visual, bem como, em relação ao tipo de cegueira, crianças com deficiência congênita apresentaram melhores resultados quando comparados com aquelas que apresentam deficiência adquirida. Em relação ao grau de deficiência, crianças com baixa visão tiveram melhor desempenho que as crianças com cegueira. Ainda foi possível notar a influência das variáveis idade e escolaridade no subteste Verbal e da variável sexo no subteste de Memória. Conclui-se que o presente estudo trouxe dados relevantes quanto à importância de um instrumento específico de avaliação da inteligência para crianças com deficiência visual e que, estudos com amostras maiores podem enriquecer e contribuir para a validade do instrumento construído.
dc.description.abstractConsidering the gap in cognitive assessment of special needs population, this study s aimed to build three subtests (verbal, memory and logical space) to evaluate the intelligence of visually impaired children. In order to achieve this goal, four studies were conducted: (1) research and knowledge of methods and materials used in visually impaired children s education, in order that this information could contribute to the construction of the subtests; (2) subtests construction, based on current theories of intelligence and information obtained from Study 1; (3) pilot study aiming to assess the suitability of its subtests and items among 14 visually impaired children, aged 7 to 12 years old (M = 10.28 years, SD = 1.58), six females and eight males. Within those, ten classified with low vision, eight with congenital and two with acquired disease. Four children were classified with total blindness, two with acquired deficiency and two with congenital deficiency; (4) performance comparison between blind and sighted children (n=17, M=9.94 years, SD=1.43; all female) in relation to the difficulties encountered, number of hits and subtests runtime. The results showed, by testing mean difference, in general, fitness subtests of the target population, with little need for modification of items. It was found a better performance on children with vision capability in relation to children with visual impairments. In relation to type of blindness, children with congenital deficiency showed better results when compared to children with acquired disabilities. Regarding the degree of disability, children with low vision performed better than complete blind children. Although it was possible to note the influence of age and education level in verbal subtest and sex variable in memory subtest. We conclude that this study brought relevant data regarding the importance of a specific instrument for the assessment of intelligence on children with visual impairment. Studies with larger samples can enrich and contribute to the validity of the instrument built.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecttestes psicológicos
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectcognição
dc.subjectdeficiência visual
dc.subjectcegueira
dc.subjectbaixa visão
dc.subjectcriança
dc.subjectpsychological testing
dc.subjectpsychological assessment
dc.subjectcognition
dc.subjectvisual impairment
dc.subjectblindness
dc.subjectlow vision
dc.subjectchild
dc.titleConstrução de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais
dc.title.alternativeSubtests Construction for visually impaired children s Intelligence Assessment
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6401036421894772
puc.advisorLattes8092049870780985
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeNoronha, Ana Paula Porto
puc.refereeLattes8649532766623043
puc.refereeLattes6828140799795494
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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