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dc.contributor.advisorYoshida, Elisa Medici Pizao
dc.contributor.authorHonda, Giovanna Corte
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:05Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:05Z
dc.date.issued2010-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15960
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou investigar se os atendimentos prestados em uma Clínica-escola ensejaram mudanças em pacientes e buscou compreender e sistematizar os fatores que influenciaram a chance de progresso ou retrocesso nas psicoterapias. Para tanto, foi realizada entrevista individual semi-estruturada, com nove participantes em fase de término de atendimento psicoterápico, para a avaliação da eficácia adaptativa, estágio de mudança em que se encontrava o participante ao final da psicoterapia e avaliação de sintomas psicopatológicos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida EDAO-R, Escala de Estágios de Mudança EEM e Escala de Avaliação de Sintomas EAS-40. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para análise dos resultados, os participantes foram divididos em subgrupos, de acordo com a classificação que apresentaram no estágio de mudança. Os dados sugerem que pode-se esperar mudanças tanto sintomatológicas quanto nos estágios de mudança de pacientes adultos atendidos em psicoterapias em clínicas-escola. No que respeita à configuração adaptativa, é mais resistente a mudanças. Quanto mais prejudicada a eficácia adaptativa, provavelmente mais tempo de psicoterapia será demandado. As análises das entrevistas também permitiram saber que o estágio de mudança em que o paciente se encontra no momento da intervenção, bem como sua motivação para mudança, qualidade da eficácia adaptativa e índice de sintomas psicopatológicos são fatores que podem influenciar no processo de mudança. Sugere-se ainda que a qualidade do relacionamento entre estagiário de psicologia e paciente, além disposição do paciente como agente da própria mudança, podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias. O número reduzido de participantes não permite a generalização dos resultados. Poucos são os estudos que focalizam os resultados das psicoterapias de pacientes atendidos por alunos de Clínica-escola. Portanto, sugere-se a realização de novas pesquisas e enfatiza-se a importância de se trabalhar com várias medidas. Ademais, por este ser um estudo de caráter retrospectivo, são necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate whether treatments in a clinical Psychology school produce changes in patients, and to try to understand and systematize the factors that influence good or poor outcomes. Semi-structured individual interviews were conducted with nine participants after they had completed treatment, to evaluate the adaptive efficacy, patient stage of change at the end of psychotherapy and the presence of psychopathological symptoms. These were measured using the Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida EDAO-R Stage of Change Scales EEM and Symptom Assessment Scale 40- EAS-40. All interviews were recorded and transcribed. The participants were divided into sub groups, according to the stage of change classification. Data suggest symptom improvement and progression to a higher stage of change in adult patients who were treated with psychotherapies conducted at clinical school. The adaptive efficacy is more difficult to change. The more damage to adaptive efficacy, the more psychotherapeutic time will probably be necessary. Analysis of the interviews allowed us to know the patients‟ stage of change at the moment of intervention, as well as their motivation to change; adaptive efficacy‟s quality and psychopathological symptoms can be associated with the factors and mechanisms of change in psychotherapies. The quality of the relationship between the student of Psychology and the patient; and the patient‟s disposition as the agent of his own change, can be relevant in psychotherapy outcomes. Generalization of results demands caution. There are few studies that analyze psychotherapeutic outcomes in patients treated by clinical school students. New research is suggested, and the importance of working with other measures is emphasized. As this is a retrospective study, longitudinal studies are necessary to follow the psychotherapeutic process since the beginning.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectprocessos psicoterapêuticos
dc.subjectavaliação de processos (cuidados de saúde)
dc.subjectmudança (psicologia)
dc.subjectpesquisa em psicoterapia
dc.subjectclínicas-escola
dc.subjectpsychotherapeutic processes
dc.subjectprocess assessment (health care)
dc.subjectchange (psychology)
dc.subjectschool-clinics.
dc.titleAvaliação de mudança em pacientes de clínica-escola
dc.title.alternativeEvaluation of change in clinical school patients
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8426457752341446
puc.advisorLattes7673110029487061
puc.refereePrebianchi, Helena Bazanelli
puc.refereeHerzberg, Eliana
puc.refereeLattes4016486801396228
puc.refereeLattes9860220824633353
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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