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dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorFaria, Ederson de
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:05Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:05Z
dc.date.issued2013-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15961
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. São adotados, como aporte teórico e metodológico, os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski e seus leitores. Em decorrência desta opção teórica, o método utilizado e o tratamento das informações assumem a perspectiva dialética. Foram feitas observações das atividades cotidianas de seis agentes de educação infantil em uma escola municipal de educação infantil do município de Campinas. Os dados foram registrados em diário de campo. Também se realizou entrevistas semiestruturadas com três sujeitos, a fim de aprofundar questões observadas. Os resultados revelam que as práticas desenvolvidas pelos agentes de educação infantil têm como central a tentativa de controle das crianças, dando ênfase no cuidar em detrimento do educar. No entanto, contraditoriamente, há muitos momentos em que os agentes atuam visando à autonomia das crianças, ainda que sejam menos frequentes. Constatou-se, também, que os próprios agentes não têm espaço de emergência de suas ideias, pensamentos, não sendo consultados sobre as diretrizes do trabalho e, muitas vezes, se sentem insatisfeitos com a atividade que exercem. Essas constatações põem em relevância o papel que o psicólogo pode exercer nestes contextos, no sentido de promover reflexões sobre as condições em que o trabalho no atendimento de crianças pequenas se desenvolve.
dc.description.abstractThis research aimed at investigating the place that the child takes as a subject in a concrete context of activity of the childhood education agents in Campinas County. As theoretical and methodological contribution, the concepts of the Historical-Cultural Psychology, especially those of Vygotsky and his readers are adopted. Due to this theoretical option, the method used and the proce sing of information assume the dialectical perspective. Observations were made of the daily activities of six kindergarten agents in a public early childhood education school in Campinas. Data were recorded in the field diary. Semistructured interviews were also conducted with three individuals in order to deepen questions observed. Results reveal that the practices developed by the early childhood education agents have as central the attempt to control children, with an emphasis on care rather than educate. However, contradictorily, there are many moments where agents act aiming the children´s autonomy, although they are less frequent. It was found, also, that the agents have no emergency room of their ideas, thoughts, not being consulted on the guidelines of the job and, often, feel unsatisfied with the activity they carry out. These findings put into relevance the role that psychologists can play in these contexts, in order to promote reflections on the conditions under which the work in caring for young children develops.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação infantil
dc.subjectsujeito
dc.subjectpsicologia histórico-cultural
dc.subjectearly childhood education
dc.subjectsubject
dc.subjectcultural-historical psychology
dc.titleO lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9500152220126645
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeCruz, Maria Nazaré da
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes2117041293253097
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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