Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonelotto, Josiane Maria de Freitas
dc.contributor.authorJorge, Lília Maíse de
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:06Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:06Z
dc.date.issued2003-08-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15970
dc.description.abstractEste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental bibliográfica cujo objetivo foi mapear instrumentos de avaliação usados no diagnóstico de autismo e identificar suas finalidades de uso. Na base de dados PsycINFO, da American Psychological Association, foram selecionados 64 artigos referentes ao tema, no período 1997-2001, que geraram fichas com dados de caracterização dos artigos, das amostras e da pesquisa. Os instrumentos encontrados (N=31) foram analisados isoladamente ou agrupados por princípio de construção. Resultados apontaram a Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview Revised (ADI-R) e Autism Behavior Checklist (ABC) como as escalas mais utilizadas. Predominaram finalidades de uso dos instrumentos em pesquisas sobre o aprimoramento do diagnóstico em autismo e validação de escalas; o índice de uso em intervenções foi baixo. Apenas os instrumentos Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) e Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) foram apontados como específicos para avaliação de crianças com idade inferior a 4 anos; as outras propõem maior abrangência em relação à idade. Houve confirmação da preponderância de sujeitos masculinos. A amplitude de idade e a diversidade de outros quadros clínicos sugeriram discussões sobre a estabilidade de traços autísticos e necessidade de aprimoramento na caracterização do quadro. Os resultados determinam mais pesquisas na área, sobretudo no Brasil, para qualificar o processo avaliativo, atrelando-o ao procedimento interventivo, pois somente assim o indivíduo autista poderá ser atendido plenamente, em suas carências educacionais e sociais.
dc.description.abstractThis academic work is characterized as a documental research, which aimed at mapping the evaluation instruments on autism, used in the diagnosis of this disorder and identify the purposes for their use. 64 articles referring to the topic have been selected in the data base PsycINFO, of the American Psychological Association (APA), from 1997 to 2001, which generated files with the data of the articles, samples and research characterization. The instruments found (N=31) have been analyzed in an isolated way or grouped by principles of construction. The results pointed out that Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview (ADI-R) and Autism Behavior Checklist (ABC) scales are the ones mostly used in the studies. The purposes of use were predominant over the improvement of the diagnosis in autism and the scales validation; the use rate of the instruments in interventions was low. Only the instruments Checklist of Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) and Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) showed to be specific for the evaluation of children who are below 4 years of age; the others propose a wider age gap. The preponderant number of male subjects over female subjects has been confirmed. The age amplitude contained in these samples, as well as the diversity of other clinical disorders suggested some discussion about the stability of autistic traces and the necessity of improvement in the characterization of the disorder. The results determinate the need for more researches to be carried out in this area, especially in Brazil, in order to qualify the evaluative process, linking it to the intervention procedure, since this is the only way for the autistic individual to have all his/her educational and social needs met.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectautismo
dc.subjectinstrumentos de avaliação
dc.subjectdiagnóstico
dc.subjectautism
dc.subjectevaluation instruments
dc.subjectdiagnosis
dc.titleInstrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura
dc.title.alternativeInstruments of evaluation of autistc children: literature review
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7209402494417261
puc.advisorLattes7980652799357054
puc.refereeWitter, Geraldina Porto
puc.refereeCapellini, Simone Aparecida
puc.refereeLattes4062861190113240
puc.refereeLattes9057316530389548
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples