Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCury, Vera Engler
dc.contributor.authorZaparoli, Carolina Teixeira
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:06Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:06Z
dc.date.issued2011-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15972
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil.
dc.description.abstractThis research objectified to comprehend the experience of public health professionals in relation to the participation in a project called Talking to the Kids developed by a non governamental organization. It is a qualitative study of phenomenological inspiration. The theoretical framework included the concepts of Carl Rogers on significant learning and the pedagogical principles developed by Paulo Freire. The researcher interviewed seven health professionals: psychologist, occupational therapist, health communitarian agent, nurse, nurse aid, dentist and medical doctor. Objectifying to focus on the - experience lived by the participants and communicated during an encounter between the researcher and each one of the professionals, seven comprehensive narratives were constructed. The narratives had brought to clear significant elements of the experience lived by the professionals. It was concluded that the learning environment offered by the project to the professionals in relation to the development of activities with adolescents come close to the rogerian proposal for a meaningful learning, due to the inclusion of affective and cognitive elements, beyond having been auto-directed. The experience made possible for the professionals to rescue elements of their own adolescence and also it made them leave the condition of observers to assume qualified and efficient personal attitudes. It provided an experimental setting for the participants in order to allow them to try other ways to be a health professional. This research signals the importance of proposals that aim to characterize health professionals practices from strategies that value the personal experience, contributing for the reinforcement of the Unique Health System SUS in Brazil.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectatenção psicológica em instituições
dc.subjectprevenção e intervenção psicológica
dc.subjectpesquisa fenomenológica
dc.subjectaprendizagem significativa
dc.subjectpsychological attention in institutions
dc.subjectpsychological prevention and intervention
dc.subjectphenomenological research
dc.subjectmeaningful learning
dc.titleFalando pra galera: narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
dc.title.alternativeTalking to the Kids: narratives on the experience of health professionals in a social project
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2804126037446870
puc.advisorLattes3414308343809480
puc.refereeBernardo, Márcia Hespanhol
puc.refereeMonteiro, Maria Inês Bacellar
puc.refereeLattes5360176761598675
puc.refereeLattes5832227485378462
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples