Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTerzis, Antonios
dc.contributor.authorPinho, Francine Dela Torre Camargo
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.issued2013-02-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15979
dc.description.abstractEsta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender o ser professor, bem como a relação professor aluno na Educação Infantil, contribuindo de forma significativa para a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as recentes políticas públicas para a Educação, apontam para a importância do trabalho coletivo para professores e alunos. Neste sentido, esta pesquisa inserida na área das Ciências Humanas, apoiou-se nos estudos de importantes teóricos no campo da grupalidade, tais como: Pichon-Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) e Kaës (1997), para compreender o ser professor dentro de uma ótica psicanalítica de grupo. A partir da interface entre Psicanálise e Educação, foi proposto por meio desta reflexão teórica, pensar no uso possivel da psicanálise nas escolas, bem como, dos desafios e perspectivas desta profissão. Conclui-se que o caminho possivel contempla uma prática profisssional que possibilite espaços e momentos de compartilhar de experiências e livre circulação do saber dos professores através de grupos operativos.
dc.description.abstractThis research presented a study on the teacher be based on theoretical psychoanalysis. The interest for this study arose from the practice of the researcher as a teacher. Aimed to understand what being a teacher, and the teacher-student relationship in kindergarten, contributing significantly to the teaching practice and the teaching-learning process. In Brazil, recent public policies for education, point to the importance of collective work for teachers and students. In this sense, this research located in the area of Human Sciences, relied on studies of major theorists in the field of groupality such as Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) and Kaës (1997), to understand be the teacher within a psychoanalytic perspective group. From the interface between Psychoanalysis and Education, was proposed through this theoretical reflection, thinking about the possible use of psychoanalysis in schools, as well as the challenges and prospects of this profession. We conclude that the possible path includes a practice that allows profisssional spaces and moments to share experiences and knowledge free movement of teachers across operating groups.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectProfessor
dc.subjectGrupo
dc.subjectPsicanálise
dc.subjectEducação
dc.subjectCultura
dc.subjectTeacher
dc.subjectGroup
dc.subjectPsychoanalysis
dc.subjectCulture
dc.subjectEducation
dc.titleSer professor: um estudo psicanalítico
dc.title.alternativeBeing a teacher: a psychoanalytic study
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8818061150887573
puc.advisorLattes7646699220044786
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeSilva, Paulo Celso da
puc.refereeLattes8649532766623043
puc.refereeLattes7213133481107324
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples