Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorSilva, André Oliveira
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:29Z
dc.date.issued2015-02-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15988
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar psicanaliticamente a inserção do psicólogo em abrigo institucional que atende bebês, a partir do reconhecimento de que a provisão de cuidados ambientais, nas fases iniciais do desenvolvimento humano, é fundamental. Incide sobre problema relevante desde perspectivas clínicas, psicossociais e éticas, na medida em que se articula a partir de preocupação como bem estar e futuro de pessoas dependentes que integrarão as próximas gerações. O trabalho organizou-se ao redor de uma estratégia de operacionalização do método psicanalítico para realização de pesquisas empíricas. O acontecer clínico constituiu-se a partir de experiência de trabalho direto com bebês em abrigos institucionais, que foi registrada sob a forma de uma narrativa transferencial de caráter autobiográfico. A elaboração do texto narrativo deu-se posteriormente à experiência, incluindo tanto ocorrências fatuais como impactos contratransferenciais e reflexões do psicólogo/pesquisador. A seguir, a narrativa foi interpretada psicanaliticamente, permitindo a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: Solucionando e Atrapalhando . Ficou constatado um trânsito entre campos, que certamente deriva da intervenção do psicólogo, que, ao assumir cuidados diretos, deixa de atender às expectativas institucionais, tanto no registro fantasioso de solucionar a questão sem afetar as rotinas, como no sentido de não lidar de modo compreensivo com as dificuldades concretas. O trabalho finaliza com interlocuções reflexivas, que focalizam o trânsito entre campos para pensá-lo como falha no sentido winnicottiano do termo, vale dizer, como o acontecer possível, que contém em si, simultaneamente, acertos e desacertos. Conclui-se que, por sua via paradoxal, aqui se completa uma produção que pode contribuir significativamente para uma maior compreensão dos limites e alcances da atuação do psicólogo no campo da assistência social em geral e, mais especificamente, no campo do cuidado a bebês abrigados.
dc.description.abstractThis research aims at investigating psychoanalytically a psychologist's role at a baby shelter, taking into consideration that environmental care is paramount in the early stages of human development. It discusses a problem that proves relevant from clinical, psychosocial and ethical perspectives, since it focuses on the future and well-being of dependent humans who are part of the next generation. Research was based on an operationalization strategy of the psychoanalytical method for empirical research. Our object of study is the experience of working directly with babies in institutional shelters, and this experience was registered in the form of a autobiographic transferential narrative written after the experience, and which included not only facts, but also countertransferential impact and the researcher's reflections. The narrative was then psychoanalytically interpreted as means of allowing the interpretative production of two affective-emotional or subconscious meaning fields: "Helping" and "Hindering". There was a movement between these two fields as the psychologist intervened with direct care, failing to meet institutional expectations which included a fantasy of dealing with the issues without affecting the institution's routine and the idea that concrete problems would be dealt with comprehensively. This movement is analyzed reflexively using Winnicott's concept of failure, a possible occurrence that contains both rights and wrongs. In conclusion, the paradoxical nature of this work might help expand the understanding of the limits and the range of the psychologist's role in the field of social work in general and, more specifically, in the care of shelter babies.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectbebê
dc.subjectabrigo
dc.subjectdependência absoluta
dc.subjectpsicologia institucional
dc.subjectD.W
dc.subjectWinnicott
dc.subjectbaby
dc.subjectshelter
dc.subjectabsolute dependence
dc.subjectinstitutional psychology
dc.subjectD
dc.subjectW
dc.subjectWinnicott
dc.titleO psicólogo e o bebê abrigado: um estudo winnicottiano
dc.title.alternativeThe psychologist and shelter babies: a Winnicottian study
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6683936720615639
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeScali Junior, Dirceu Antonio
puc.refereeFulgencio, Leopoldo
puc.refereeLattes2833077243924374
puc.refereeLattes7198839122729741
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples