Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.authorSpadari, Gabriela Fabbro
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:30Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:30Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15992
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas. Para isso, quatro estudos foram realizados. O primeiro visou a construção do instrumento, baseando-se na entrevista com 10 líderes, gerentes e supervisores a fim de levantar e conhecer as principais características da criatividade valorizadas no ambiente organizacional. Como resultado, 18 características foram selecionadas e deram origem, cada uma, a dois itens da escala, que maneira que a mesma ficou composta por 36 itens. O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo através da análise de juízes (cinco estudantes de pós-graduação atuantes na área de avaliação psicológica), cujas respostas, analisadas em termos de adequação do item e estimativa da porcentagem de concordância, apontaram para resultados adequados em todos os itens, sendo que nove deles tiveram que passar por uma nova rodada de avaliação, após reformulação. O terceiro estudo, de análise da estrutura interna da escala foi realizado a partir de análise fatorial exploratória, partindo-se das respostas de 170 participantes (121 do sexo feminino). Os resultados apontaram para a existência de uma estrutura bifatorial, sendo o Fator 1, composto por 16 itens e chamado de Bloqueios e barreiras à criatividade envolvendo itens que relacionam-se de forma inversa à criatividade e o Fator 2, composto por 12 itens e intitulado Atributos e características que favorecem a criatividade , englobando itens que encontram-se relacionados diretamente à criatividade. Oito itens não apresentaram carga fatorial e foram excluídos. O quarto estudo visou encontrar evidências de validade com base na relação com variáveis externas. O Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério, tendo sido respondido, juntamente com a escala, por uma amostra composta por 50 participantes (31 do sexo feminino), com idades entre 17 e 61 anos (M = 32,96; DP = 11,47). Os resultados mostram que o Fator 1 apresentou correlações significativas e negativas com a característica de Fluência (r=-0,344, p≤0,05), Flexibilidadade (r=-0,343, p≤0,05) e Indice Criativo Verbal 2 (r=-0,293, p≤0,05). O Fator 2, por sua vez, não apresentou correlação significativa com nenhuma das medidas do Teste de Torrance. Uma segunda análise, a fim de investigar, separadamente, a correlação entre cada item da Escala de Potencial Criativo Organizacional e as características criativas avaliadas pelo Teste de Torrance foi realizada. Nove itens da escala apresentaram correlações significativas com as medidas do teste de criatividade verbal, sendo quatro pertencentes ao Fator 1 e cinco pertencentes ao Fator 2. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, tomando-se outros critérios (tais como avaliações de supervisores, assim como outros instrumentos de avaliação da criatividade), bem como aqueles que visem a investigação da precisão da escala.
dc.description.abstractThe present study had the objective of creating a scale for the assessment of creativity characteristics in the organizational context, as well as to conduct initial exploration studies of its psychometric qualities. Four studies were performed, with the purpose of building the instrument first, based on an interview with 10 leaders, managers and supervisors in order to get to know the main characteristics of creativity that were valued in the organizational environment. As a result, 18 characteristics or features were selected and each gave rise to two items from the scale, in a way that it was composed of 36 items. The second study sought content validity evidence through content-related judge‟s analysis (five graduate students working in the field of psychological assessment), whose responses, analyzed in terms of appropriateness of the item and estimating the percentage of agreement, pointed suitable results in all items, and nine of them had to go through another round of assessment, after modifications. The third study designated as analysis of the scale‟s internal structure was carried out through exploratory factorial analysis, based on the responses of 170 participants (121 female). The results pointed the existence of a bifatorial structure, in which the factor 1, composed of 16 items was called "Blockade and Barriers to Creativity" involving items that were related to the opposite of creativity and factor 2, composed of 12 items and entitled "Attributes and Features which Encourage Creativity", including items that are directly related to creativity. Eight items did not present factor loading and were later left out. The fourth study aimed to find validity evidence based on its relationship with external variables. The test Thinking Creatively with Words from Torrance Tests was taken as a criterion, having been answered along with the scale, with a sample composed of 50 participants (31 females), aged between 17 and 61 years (M = 32.96; DP = 11.47). The results show that the Factor 1 displayed significant negative correlations with the Fluency characteristic (r = -0.344, p ≤ 0.05), Flexibility (r = -0.343, p ≤ 0.05) and Verbal Creative Index 2 (r = -0.293, p ≤ 0.05). Factor 2, in turn, showed no significant correlation with any of the Torrance test measures. A second analysis was performed in order to investigate the correlation between each item separately in the Scale for Creative Potential and the Creativity Characteristics evaluated by the Torrance Test. Nine items from the scale showed significant correlations with measures of the verbal creativity test, with four belonging to Factor 1 and five belonging to Factor 2. It is suggested that further studies should be conducted with the instrument, considering other criteria (such as supervisor‟s appraisals, in addition to other tools of creativity assessment), as well as those targeting the investigation of the scale‟s precision
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectconstrução de teste
dc.subjectvalidade do teste
dc.subjectcriatividade em organizações
dc.subjectpsychological assessment
dc.subjecttest construction
dc.subjecttest validity
dc.subjectcreativity in organizations
dc.titleConstrução de escala de potencial criativo para organizações
dc.title.alternativeConstruction of a scale for creative potential in organizations
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4578579473801154
puc.advisorLattes8092049870780985
puc.refereeWechsler, Solange Muglia
puc.refereeNoronha, Ana Paula Porto
puc.refereeLattes8649532766623043
puc.refereeLattes6828140799795494
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples