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dc.contributor.advisorSouza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.contributor.authorNeves, Maura Assad Pimenta
dc.date.accessioned2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.available2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.issued2015-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15997
dc.description.abstractO presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem como objetivo analisar de que modo a intervenção com música com foco nos afetos e na expressão dos alunos promove a mudança da sua relação com a classe de recuperação. Para tanto, adotamos como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de duas classes de recuperação intensiva, do Ensino Fundamental II. Estabeleceu-se parceria com a coordenadora pedagógica e três professoras. O cenário da pesquisa-intervenção foi uma escola pública da rede estadual da região sudoeste de Campinas/SP. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações da/na escola; conversas com as professoras e com a equipe gestora; observações nas salas de aula; atividades com materialidades mediadoras como músicas, vídeos e filme; diálogos entre e com os alunos; devolutivas escritas por eles ao final dos encontros; composições dos alunos; confecção do cenário; confecção de CD e entrevista semiestruturada com as professoras. A pesquisa possibilitou concluir que a música se revela como uma materialidade potente na transformação de emoções e sentimentos, configurando sentidos e significados, sendo, portanto, uma ferramenta para o trabalho do psicólogo escolar e para educadores que tenham como intenção afetar os alunos de modo a promover sua expressão, o interesse e o envolvimento pelos conteúdos escolarizados e o consequente desenvolvimento para a apropriação de novos conteúdos curriculares. Percebemos, ainda, que trabalhos envolvendo a música e a arte em geral, quando realizados em parceria com educadores, promovem a criação de um novo espaço na e para a escola, o qual favorece a ampliação dos modos como seus atores se relacionam. Por fim, as intervenções possibilitaram que os alunos da classe de recuperação bem como os educadores modificassem a concepção que se tinha dessas classes, uma vez que o trabalho ampliou o olhar para as potencialidades dos alunos que a frequentam.
dc.description.abstractThis study is integrated to the actions of the research group Constitution Processes of the Subject in Educational Practices (Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas) PROSPED, which is inserted on the research line of Psychological Intervention and Prevention, the Postgraduate Stricto Sensu in Psychology Program at the Pontifical Catholic University of Campinas. This study aims to analyze how music intervention, focusing in affection and students‟ expressions, promotes changes on the relation to Special Classes. These Special Classes are designed for students who have not achieved the minimum score in regular school tests. Therefore it was assumed as the theoretical-methodological perspective the Historical-Cultural Psychology, especially Vigotski‟s concepts, its main representative. The subjects of this research were students from two Special Classes in Elementary School. A partnership with three teachers and one pedagogical coordinator was established. The research-intervention scenario was a public state school located on the southeast of Campinas, São Paulo, Brazil. The procedures for data collection were: school‟s observation, conversations with teachers and the management team, classroom‟s observation, activities using materiality mediators like songs, videos, and movies, and also, dialogs with students and feedbacks written by them at the end of the meetings, students‟ compositions, scenarios creation, CD‟s recording, and semi-structured interviews with teachers. The research results showed that music presents itself as a powerful materiality in the transformation of emotions and feelings, setting senses and meanings, and configuring itself as a work tool for educational psychologists and educators who intend to affect students not only to promote their expression, interest, and involvement on the schooled content, but also to stimulate the development for the appropriation of new curricular contents. It was also noticed that studies developed in partnership with educators, involving music and general art, promoted the creation of a new environment in and for the school, which supports the expansion of how people relate. Lastly, the interventions from this study enabled Special Classes‟ students and educators to modify their concepts about these classes; they expanded their look to the student‟s potential who attended to it.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpsicologia escolar e educacional
dc.subjectpsicologia da arte
dc.subjectmúsica
dc.subjectadolescente
dc.subjectclasse de recuperação
dc.subjectschool and educational psychology
dc.subjectpsychology of art
dc.subjectmusic
dc.subjectteenagers
dc.subjectspecial classes
dc.titlePsicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
dc.title.alternativeEducational Psychology and Music: mobilizing affections and promoting experiences in Special Classes
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9320248250355806
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeSilva, Silvia Maria Cintra da
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes4380499178712456
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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