Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanon, Letícia Lovato Dellazzana
dc.contributor.authorSimonelli, Carlos Eduardo
dc.date.accessioned2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.available2022-02-16T19:01:10Z
dc.date.issued2017-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16014
dc.description.abstractA concepção de adolescência é permeada pela história e pela cultura da humanidade, vista por diferentes autores em diversos fatores e sujeita a uma complexa e inconstante legislação. O projeto de vida é um conceito, na psicologia, relacionado a essa fase do desenvolvimento. Este estudo buscou compreender a vivência da adolescência, a partir do relato do adolescente que frequenta um curso pré-vestibular, em sua mútua constituição social. Participaram dois adolescentes com idade de dezessete anos, matriculados em um curso pré-vestibular. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com pergunta norteadora. A condução e análise dos dados foram realizadas a partir dos direcionamentos da fenomenologia crítica. Os resultados indicaram que a vivência da adolescência se mostrou ambígua no que diz respeito à autonomia e à submissão das expectativas sociais. O projeto de vida se mostrou presente na vivência da adolescência. O adolescente, na elaboração e na ação em relação a esse projeto, compreende que as pressões sociais se mostram ligadas a prejuízos psicológicos. Por sua vez, os sentidos atribuídos a esses projetos se mostram ligados à saúde e ao bem-estar. Além disso, os resultados indicaram que há um entrelaçamento entre sociedade, pressão, autonomia, sentido e projeto de vida na vivência dos participantes. Esse entrelaçamento propõe a impossibilidade de compreender a adolescência isolando um de seus múltiplos contornos. Portanto, sugere-se que novas pesquisas busquem meios para acessar esse fenômeno em sua diversidade.
dc.description.abstractThe conception of adolescence is permeated by the history and the culture of humanity, seen by different authors in diverse factors and subject to a complex and inconstant legislation. Besides that, life project is a concept in psychology and it is related to this phase of development. This study tends to understand the experience of adolescence, from the adolescent report that attends at pre-college course (Pre – SATs), in their mutual social constitution. Two adolescents, with seventeen years of age, enrolled in a pre-college course (Pre – SAT’s) participated in this study. The instrument used was a semi-structured interview with triggering question. Critical phenomenology based the conduction and analysis of the data in this study. The results indicated that the experience of adolescence is ambiguous regarding autonomy and submission to social expectations. Life project was present in the experience of adolescence. Planing and doing in relation of this project is understood by the adolescent as a social pressure and it is linked to psychological damage; now the meaning attributed to these projects is linked to health and well-bein. In addition, results showed that in the experience of the participants, the aspects as society, pressure, autonomy, meaning and life project, have an interweaving relationship. This entanglement proposes the impossibility of understanding adolescence by isolating one of its multiple contours. Therefore, it is suggested that new researches should seek ways to access this phenomenon in its diversity.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFenomenologia crítica
dc.subjectadolescência
dc.subjectcurso pré-vestibular
dc.subjectprojeto de vida
dc.subjectCritical phenomenology
dc.subjectadolescence
dc.subjectPre-vestibular course
dc.subjectLife project
dc.titleA vivência da ambiguidade: um estudo fenomenológico da adolescência
dc.title.alternativeThe living of ambiguity: a phenomenological study of adolescence
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1772012832065406
puc.advisorLattes7738167015455111
puc.refereePrebianchi, Helena Bazanelli
puc.refereeVasconcelos, Ticiana Paiva de
puc.refereeLattes4016486801396228
puc.refereeLattes7814492365278356
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples