Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lucia Trevisan de
dc.contributor.authorArinelli, Guilherme Siqueira
dc.date.accessioned2022-02-16T19:01:34Z
dc.date.available2022-02-16T19:01:34Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16035
dc.description.abstractAo assumir a Psicologia Histórico-Cultural como base teórico-metodológica, compreendemos que a orientação profissional é um processo de promoção de desenvolvimento e não um fim, enquanto lugar a se chegar. Com essa compreensão, o presente estudo norteia-se pela seguinte pergunta: que estratégias o psicólogo pode utilizar na escola para contribuir com a reflexão dos jovens sobre futuro, trabalho e profissão? Assim, buscou-se investigar o potencial de ações do psicólogo na escola que se constituem como promotoras de reflexões sobre o mundo do trabalho e o futuro. Esta pesquisa-intervenção foi desenvolvida com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma grande cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: filmes, fotografias, pinturas, músicas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelam que as interações entre o psicólogo, a professora e os adolescentes, refletindo sobre as relações cotidianas presentes no espaço da escola pública, impactam na constituição do interesse e da participação dos alunos em suas atividades. A concepção de trabalho, para os jovens dessa pesquisa, esteve diretamente associada a uma visão pragmática, sobressaltando o esforço individual em detrimento do coletivo. Portanto, concluímos que o interesse não é adquirido, mas se desenvolve nas interações mediadas por elementos como a curiosidade, aproximação, disponibilidade, respeito, implicação e reconhecimento. O uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se como potente instrumento de ação do psicólogo, capaz de produzir reflexões que resultam na ampliação da consciência.
dc.description.abstractAssuming Vygotsky’s Cultural Historical Theory as the theoretical-methodological basis we comprehend counseling psychology as a process of promoting development rather than an end, as a place to reach. The present study is guided by the following question: what strategies can the psychologist use at school to contribute to the reflection of young people about future, work, and profession? We sought to investigate the potential of actions from psychologists in school that promote reflections about work and future. This intervention research was developed with students from the first year of high-school in a public state school, located on the outskirts of a large city in the interior of São Paulo. We organized weekly meetings that involved the appreciation and production of different artistic material, such as: films, photographs, paintings, drawings, and others; and, workshops with professionals who worked in areas chosen by students. The results reveal that the interaction among the psychologist, the teacher, and the adolescents, reflecting on the daily relations present in the public school space, impact on the constitution of the interest and participation of students in their activities. The conception of work for the youngsters of this research was directly associated with a pragmatic vision, which undermines the individual effort to the detriment of the collective. Therefore, we conclude that interest in not acquired but develops in interactions mediated by elements such as curiosity, approximation, availability, respect, implication, and recognition. The use of artistic expressions has proved to be a powerful instrument of action for the psychologist, capable of producing reflections that result in the expansion of consciousness.
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAdolescência
dc.subjectEnsino Médio
dc.subjectOrientação Profissional
dc.subjectPsicologia Escolar
dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural
dc.subjectAdolescence
dc.subjectHigh School
dc.subjectCounseling Psychology
dc.subjectSchool Psychology
dc.subjectand Historical Cultural Psychology.
dc.titleA psicologia escolar no ensino médio público: refletindo sobre trabalho e profissão com adolescentes
dc.title.alternativeSchool Psychology in Public High School: reflecting on work and profession with adolescents
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9719711764122153
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeBernardo, Marcia Hespanhol
puc.refereeMagiolino, Lavínia Lopes Salomão
puc.refereeLattes5360176761598675
puc.refereeLattes3039957520988901
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples