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dc.contributor.advisorZanon, Letícia Lovato Dellazzana
dc.contributor.authorPereira, Patrick
dc.date.accessioned2022-02-16T19:01:35Z
dc.date.available2022-02-16T19:01:35Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16043
dc.description.abstractO Projeto de Vida (PV) pode ser entendido como um conjunto de metas construído com base no contexto da pessoa, de maneira a dar sentido à sua vida, com possibilidade de incluir ou não outras pessoas. Ter um PV implica no estabelecimento e desenvolvimento de metas ao longo da vida e se constitui como um fator de proteção e promoção do desenvolvimento saudável, sendo a adolescência a fase do desenvolvimento mais favorável para sua construção. O objetivo deste estudo foi elaborar e aplicar um Programa de Intervenção, pautado na Psicologia Positiva, para a promoção do PV em adolescentes do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quase-experimental no qual participaram 18 adolescentes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. O Programa de Intervenção foi organizado em oito encontros com duração média de 50 minutos cada, realizados durante as aulas. As atividades de cada encontro foram elaboradas com base em intervenções pautadas na Psicologia Positiva. Os resultados da intervenção mostraram que o Programa de Intervenção: contribuiu para o desenvolvimento de intervenções para adolescentes do Ensino Médio pautadas na Psicologia Positiva; favoreceu a aproximação dos participantes com a família; estimulou a troca de pontos de vista entre os estudantes; possibilitou que os adolescentes refletissem a respeito de suas potencialidades, trajetórias profissionais e futuro a médio e longo prazo; se constituiu como um programa prazeroso aos participantes; e serve como uma ferramenta para escolas do Ensino Médio trabalharem a temática do PV. O Programa de Intervenção pode ser aplicado em escolas que se preocupam com a construção do PV de seus alunos e entendem sua missão e objetivos para além da transmissão de conteúdos curriculares, uma vez que as atividades descritas no programa são de fácil aplicação, baixo custo e auxiliam na construção do PV. Sugere-se, no entanto, que o facilitador seja previamente capacitado para trabalhar as possíveis demandas emocionais que podem surgir.
dc.description.abstractThe Purpose can be understood as a set of goals built based on the context of the person, in order to give meaning to their life, with the possibility of including others or not. Having a Purpose implies the establishment and development of goals throughout life and constitutes a factor of protection and promotion of healthy development, with adolescence being the development phase more favorable for its construction. The objective of this study was to elaborate and apply an Intervention Program, based on Positive Psychology, for the promotion of Purpose in high school adolescents. This is a quasi-experimental study in which 18 adolescents from the 3rd year of high school attended a public school in the interior of the State of São Paulo. The Intervention Program was organized in 8 meetings with an average duration of 50 minutes each, held during classes. The activities of each meeting were elaborated based on interventions based on Positive Psychology. The results of the intervention showed that the Intervention Program: contributed to the development of interventions for high school adolescents based on Positive Psychology; favored the approximation of the participants with the family; stimulated the exchange of views among students; made it possible for teenagers to reflect on their potential, professional trajectories and future in the medium and long term; was a pleasurable program for the participants; and serves as a tool for high school students to work on the theme of Purpose. The Intervention Program can be applied in schools that are concerned with the construction of their students' Purpose and understand their mission and objectives beyond the transmission of curricular contents, since the activities described in the program are easy to apply, low cost and help in the construction of PV. It is suggested, however, that the facilitator be previously trained to work out the possible emotional demands that may arise.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectProjeto de vida
dc.subjectAdolescência
dc.subjectPrograma de intervenção
dc.subjectPsicologia positiva.
dc.subjectLife purpose
dc.subjectAdolescence
dc.subjectIntervention program
dc.subjectPositive psychology.
dc.titleElaboração e aplicação de um programa de intervenção para alunos do ensino médio
dc.title.alternativeElaboration and application of an intervention program for high school students
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7092060369034429
puc.advisorLattes7738167015455111
puc.refereeEnumo, Sônia Regina Fiorim
puc.refereeD´Aurea-Tardeli, Denise
puc.refereeLattes6611875189543103
puc.refereeLattes1273522326198021
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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