Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lucia Trevisan de
dc.contributor.authorLuz, Tatiane Stephan Rocchetti
dc.date.accessioned2022-02-16T19:02:12Z
dc.date.available2022-02-16T19:02:12Z
dc.date.issued2019-02-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16050
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e reconhecendo que o desenvolvimento ocorre na interação entre o sujeito e a cultura, esta pesquisa-intervenção também teve como intenção oferecer um espaço de reflexão e discussão para os adolescentes como possibilidade de expressão de dúvidas e afetos. Como procedimento, foram realizados 24 encontros com os adolescentes durante o período letivo de 2017, em que ocorreram debates, reflexões e atividades mediadas por materialidades artísticas, tal como pinturas, filmes e músicas, a modo estratégico para promover o envolvimento dos estudantes com as ações propostas e a ressignificação de suas percepções e relações sobre a escola. Também foram realizadas oficinas com profissionais convidados a partir da escolha de profissões de maior interesse dos estudantes. Como resultados, percebemos que a ideia de futuro dos alunos está relacionada principalmente ao trabalho e é apresentada por alguns como uma experiência concreta, pautada no real, enquanto, para outros, caracteriza-se como fantasiosa. Para os adolescentes participantes, o trabalho, seja ele dependente de uma formação universitária ou não, aparece como meio para melhorar suas condições de vida, antecedendo quaisquer outras vivências que deverão ter no futuro, como constituição de família, por exemplo. Percebemos também que não há, por parte dos alunos, o reconhecimento do papel da escola para a criação de novas possibilidades de vida, e acreditamos que o psicólogo deve estar atento para essas e outras demandas que possam emergir quando discutimos o futuro.
dc.description.abstractThe aim of this research was to investigate and analyze how high schoolers teenagers perceive the future and how they see the contribution of the school to their current and future life. Based on Cultural-Historical Psychology and recognizing that development occurs in the interaction between the subject and the culture, this intervention research also had as its intention to offer a space of reflection and discussion for adolescents as a possibility of expressing doubts and affections. As a procedure, 24 meetings were held with adolescents during the academic period of 2017, in which debates, reflections and activities mediated by artistic materialities such as paintings, films and music took place as a strategy to promote the students' involvement with the proposed actions and the resignification of their own perceptions and relationships about school. There were also workshops with invited professionals from professions of greater interest of the students. As results, we perceive that the students' idea of the future is related mainly to the work, and is presented by some as a concrete experience, based on the real, while for others it is characterized as fanciful. For the participating adolescents, working, whether dependent on a university education or not, appears as a means to improve their living conditions, preceding any other experiences they should have in the future, such as family formation, for example. We also realize that there is no recognition by students of the role the school plays in creating new possibilities for life, and we believe that the psychologist must be aware of these and other demands that may emerge when discussing the future.
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacional
dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural
dc.subjectAdolescência
dc.subjectPerspectivas de Futuro
dc.subjectEnsino Médio Público.
dc.subjectSchool and Educational Psychology
dc.subjectHistorical-Cultural Psychology
dc.subjectAdolescence
dc.subjectFuture Perspectives
dc.subjectPublic High School.
dc.titlePerspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?
dc.title.alternativeFuture perspectives and adolescence: what expresses students of a public school in the Night School?
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5572024229521181
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereePott, Eveline Tonelotto Barbosa
puc.refereeDugnani, Lilian Aparecida Cruz
puc.refereeLattes3925308307165981
puc.refereeLattes7545523049843133
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples