Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Ivone
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Henrique Busnardo de
dc.date.accessioned2022-02-17T13:43:35Z
dc.date.available2022-02-17T13:43:35Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16089
dc.description.abstractA presente pesquisa visa evidenciar as possíveis relações entre o Brasil e a França, no período entre 1840 e 1889, com relação ao envolvimento do tripé intelectual pesquisado: a fotografia, a cidade e paisagem urbana. O estudo das relações entre estas duas culturas diversas aborda sobretudo a inter-relação que a fotografia oitocentista teve diante da paisagem urbana das capitais brasileira e francesa – Paris e Rio de Janeiro. O papel desempenhado pelo imperador brasileiro Dom Pedro II é evidenciado por intermédio de suas condecorações aos fotógrafos oficiais do Império, bem como das participações brasileiras nas Exposições Universais de 1876 e 1889, onde a fotografia de paisagens urbanas brasileiras foram expostas. E o papel do imperador francês Napoleão III, em renovar a malha urbana de Paris, colocou em evidência os serviços fotográficos de Charles Marville – fotógrafo oficial de Paris. Este trabalho aborda os planos urbanos pensados e/ou realizados neste recorte temporal: do lado brasileiro, os Planos de Beaurepaire-Rohan e o Plano de Melhoramentos, para o Rio de Janeiro; do lado parisiense, o Plano de Haussmann. É colocado à luz a exposição de algumas obras imagéticas de dois ícones da fotografia urbana oitocentista: Marc Ferrez, no Brasil, e Charles Marville, em Paris. As imagens dos Fotógrafos da Casa Imperial, condecorados por D. Pedro II, vêm para reforçar a exposição das vistas cariocas, bem como dos seus equipamentos urbanos. Torna-se possível, portanto, através destas revelações de caráter social, cultural, técnico e científico, mostrar o envolvimento fraterno entre a fotografia e o pré-urbanismo, pois, desde seus respectivos nascimentos, ambos caminham de forma independente, porém indissociável, sobretudo no ambiente acadêmico, seja ele voltado para o universo profissional ou para o científico.
dc.description.abstractThe present research aims to highlight the possible relations between Brazil and France, between 1840 and 1889, regarding the involvement of the researched intellectual tripod: photography, the city and urban landscape. The study of the relations between these two diverse cultures mainly addresses the interrelationship that nineteenth-century photography had in the urban landscape of the Brazilian and French capitals - Paris and Rio de Janeiro. The role played by the Brazilian emperor Dom Pedro II is evidenced through his decorations to the official photographers of the Empire, as well as the Brazilian participation in the Universal Expositions of 1876 and 1889, where the photograph of Brazilian urban landscapes were exposed. And the role of the French emperor Napoleon III, in renewing the urban fabric of Paris, highlighted the photographic services of Charles Marville - official photographer of Paris. This work deals with the urban plans designed and / or carried out in this temporal cut: on the Brazilian side, the Beaurepaire-Rohan Plans and the Improvement Plan for Rio de Janeiro; on the Parisian side, the Haussmann Plan. The exhibition of some of the images of two icons of nineteenth-century urban photography: Marc Ferrez in Brazil and Charles Marville in Paris is exposed. The images of the Photographers of the Imperial House, decorated by D. Pedro II, come to reinforce the exhibition of the Rio de Janeiro views, as well as its urban facilities. Therefore, through these revelations of a social, cultural, technical and scientific character, it is possible to show the fraternal involvement between photography and pre-urbanism, since, from their respective births, they walk independently, but inseparably, especially in the academic environment, whether it is aimed at the professional or the scientific universe.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectUrbanismo
dc.subjectFotografia
dc.subjectBrasil oitocentista
dc.subjectFrança oitocentista
dc.subjectHistória do pensamento urbanístico
dc.subjectRio de Janeiro
dc.subjectParis.
dc.subjectUrbanism
dc.subjectPhotography
dc.subjectNineteenth-century Brazil
dc.subjectFrance
dc.subjectHistory of urbanistic thinking
dc.subjectRio de Janeiro
dc.subjectParis.
dc.titleFotografia, cidade e paisagem urbana: revelações entre Brasil e França (1840-1889)
dc.title.alternativePhotography, city and urban landscape: revelations between Brazil and France (1840-1889)
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5519869073678404
puc.advisorLattes7421194293040268
puc.refereeBenfatti, Denio Munia
puc.refereePereira, Renata Baesso
puc.refereeCouto, Maria de Fátima Morethy
puc.refereeBertoni, Angelo
puc.refereeLattes3707046973561251
puc.refereeLattes9692163245601581
puc.refereeLattes7012290045005793
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
puc.contributor.co-advisorBertoni, Angelo


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples