Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Jane Victal
dc.contributor.authorMauri, Bianca
dc.date.accessioned2022-02-17T16:02:37Z
dc.date.available2022-02-17T16:02:37Z
dc.date.issued2020-01-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16130
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe a análise do ensino da arquitetura por meio da fenomenologia tal como abordada por Michel Henry. O eu “fenomênico” também se manifesta pela construção de uma arquitetura voltada a captar a “afetividade” do observador, diante do processo de uma arte abstrata, que visa a potencialidade do ser que propicia o encontro de si. Para isto, pretende-se analisar especificamente “Ver o invisível”, onde Henry discorre sobre o caráter da obra do pintor e professor da Bauhaus Wassily Kandinsky, cotejando esta obra do filósofo aos principais textos do pintor, estabelecendo também vínculos entre seus apontamentos e obras pictóricas. A proposta deste projeto será realizada por intermédio do exame bibliográfico, no possível vínculo que se estabelece entre artes, arquitetura e fenomenologia. Esta investigação visa analisar as práticas pedagógicas relativas ao ensino de arquitetura na área das artes visuais vinculando isso com a fenomenologia e caracterizar, desta forma, uma vivência de si, através dessa transformação da construção em um possível abrigo para a alma.
dc.description.abstractThis research project propounds the analysis of the architecture education through phenomenology as approached by Michel Henry. The "phenomenon" self is also manifested by the development of an architecture aimed at capturing the observer's “affectivity”, in the face of the process of an abstract art, which seeks the potentiality of the being that enables the encounter of oneself. For this purpose, it is purported to analyze specifically "Seeing the Invisible", where Henry confer the character's work of the painter and teacher of Bauhaus, Wassily Kandinsky, collating this philosopher's work to the main texts of the painter, and also establishing links between his notes and pictorial works. The proposal of this project will be performed over bibliographic examination, in the possible connection that is established between arts, architecture and phenomenology. This investigation mean to analyze the pedagogical practices related to the architecture education in the visual arts area connecting it with phenomenology, and mark, thus, an experience of oneself, through this transformation of the building into a possible shelter to the soul.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectArquitetura
dc.subjectPráticas Pedagógicas
dc.subjectFenomenologia
dc.subjectKandinsky
dc.subjectArte Abstrata
dc.subjectMichel Henry
dc.subjectArchitecture
dc.subjectPedagogical Practice
dc.subjectPhenomenology
dc.subjectKandinsky
dc.subjectAbstract Art
dc.subjectMichel Henry
dc.titleInterfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7530852630266333
puc.advisorLattes9849521880369062
puc.refereeLuz, Vera Santana
puc.refereeNascimento, Myrna de Arruda
puc.refereeLattes2708934593900531
puc.refereeLattes0925616393235488
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples