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dc.contributor.advisorDuduch, Jane Victal Ferreira
dc.contributor.authorPiovani, Marcelo Fernandes
dc.date.accessioned2022-02-17T16:02:37Z
dc.date.available2022-02-17T16:02:37Z
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16133
dc.description.abstractAtualmente a palavra mobilidade vem sendo muito discutida. Este conceito recentemente ultrapassou o campo do pensamento urbanístico e está presente em diversas áreas como a da política, informática e telecomunicações. Mais recentemente, em junho de 2013, a mobilidade urbana foi tema de manifestações e reinvindicações pelo país, fato este, que chama atenção para sua discussão. Apesar de a palavra ter sido incorporada recentemente a estes discursos, o conceito de mobilidade - que tem seu léxico relacionado a movimento, deslocamento e locomoção - apresenta-se no campo do urbanismo como um termo usual, e ao longo da história, foi abordado por vários pensadores é recorrente em muitas teorias, principalmente no que diz respeito o movimento do pedestre em relação à cidade. Contudo, alguns fenômenos mais contemporâneos como o crescimento populacional nos centros urbanos, a verticalização e as politicas de adensamento aliadas ao aumento significativo do transporte particular e falta de investimento na infraestrutura urbana podem gerar uma problemática relacionada à mobilidade do pedestre nestas áreas. Este trabalho irá analisar os fatores que compõem esta problemática e as alternativas para sua mitigação através de uma alternativa por meio de quadra permeáveis. Tem como objetivo identificar a qualidade destes percursos, verificando como podem ser mais aprazíveis, possibilitando novos fluxos, aumentando a interface entre espaços edificados e livres, além de estabelecer importantes conexões entre pontos de interesses urbanos. Para isto, foram analisados as teorias e conceitos que desenvolvem ou tangenciam este aspecto da dissolução da quadra, assim como a análise de casos onde o partido arquitetônico está relacionado com esta questão. Este trabalho apresenta ainda, um estudo de caso do centro da cidade de Campinas SP, onde há uma relação entre problemática e potencialidades ligadas a sua morfologia em que se verificou esta alternativa de criação de percursos urbanos permeáveis às quadras.
dc.description.abstractCurrently mobility word has been much discussed. This concept recently surpassed the field of urban thought and is present in various areas such as politics, technology and telecommunications. More recently, urban mobility has been the subject of demonstrations and claims the country, a fact that calls attention to its discussion. Although the word has recently been incorporated into these discourses, the concept of mobility - which has its related vocabulary of movement, displacement and locomotion - presents itself in the urban planning field as a usual term, and throughout history, has been approached by various thinkers and recurrent in many theories, especially when it violates the pedestrian moving to the city. Yet some more contemporary phenomena such as population growth in urban centers the verticalization and densification policies combined with the significant increase in private transport and lack of investment in urban infrastructure can generate problems related to pedestrian mobility in these areas. This work will analyze the factors that make up these issues and alternatives for mitigation through an alternative through permeable block. Aims to identify the quality of these routes, checking how they can be more pleasant, allowing new flows, increasing the interface between built and open spaces as well as establish important connections between points of urban interests. For it the theories and concepts was analyzed that develop or tangent this aspect of the dissolution of the court, as well as cases of analysis where the architectural party is related to this issue. This work also presents a case study of the town center of Campinas SP, where there is a relationship between problems and potentials related to their morphology which saw this alternative of creating urban routes permeable to the court.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectpermeabilidade de quadras
dc.subjectmobilidade peatonal
dc.subjectmorfologia urbana
dc.subjectpercursos urbanos
dc.subjectestrutura fundiária
dc.subjectCampinas
dc.subjectpermeability courts
dc.subjectpedestrian mobility
dc.subjecturban morphology
dc.subjecturban pathways
dc.subjectland structure
dc.subjectCampinas
dc.titleQuadras permeáveis: uma alternativa para percursos urbanos?
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0578444890433900
puc.advisorLattes9849521880369062
puc.refereeSantos Junior, Wilson Ribeiro dos
puc.refereeQueiroga, Eugenio Fernandes
puc.refereeLattes2818200603054621
puc.refereeLattes4511567781446582
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo


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