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dc.contributor.advisorMoreira, Tomas Antonio
dc.contributor.authorAlexandro, Catarina Vasconcelos Cordeiro
dc.date.accessioned2022-02-17T16:03:02Z
dc.date.available2022-02-17T16:03:02Z
dc.date.issued2013-06-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16143
dc.description.abstractO problema da circulação urbana nas cidades brasileiras tornou-se insustentável, trazendo uma crise de mobilidade, atingindo esferas sociais, ambientais e econômicas. Este trabalho tem por objetivo principal estudar a bicicleta como um meio de transporte viável para a transformação do atual modelo das cidades brasileiras em cidades mais sustentáveis. Objetivando contribuir com o planejamento cicloviário que está sendo formulado pelo município de Campinas, o trabalho pretende verificar as ações condizentes com as políticas públicas nacionais no que se refere à mobilidade por bicicleta, comparando as propostas de infraestruturas do Plano Cicloviário de Campinas com os dados de deslocamento de bicicleta da Pesquisa Origem e Destino 2003 e com os dados de acidentes ocorridos com ciclistas no período de 2000 a 2011. Como resultado da leitura do município de Campinas, avaliou-se que existem incentivos sendo concretizados para o uso da bicicleta, entretanto, esses incentivos estão sendo implantados de forma não integrada e desconexa com os demais modais e políticas urbana. Por fim, como exemplo prático da inserção da bicicleta na mobilidade urbana, foi elaborado um protótipo de mapa educativo da região central do Distrito de Barão Geraldo, como meio de informação para trânsito seguro, por uma mobilidade sustentável e por uma cidade para pessoas.
dc.description.abstractThe problem of urban traffic in Brazilian cities became unsustainable, bringing a crisis of mobility, hitting social, environmental and economic domains. This work aims to study the bicycle as a viable mode of transportation for the transformation of the current model of Brazilian cities in more sustainable cities. To contribute with cycle planning being formulated by the Municipality of Campinas, check the actions consistent with national public policies with regard to mobility by bicycle, and compare the proposed Plan of Cycle Path infrastructure with data of bike displacement Origin and Destination Survey 2003 and data of accidents involving cyclists in the period from 2000 to 2011 in the city of Campinas. As a result of reading the city of Campinas, it was realized that there are incentives being implemented for bicycle use, however, these incentives are being deployed in a non-integrated and disconnected with other modal and urban policies. Finally, as a practical example of the insertion of the bicycle in urban mobility, it was designed a prototype educational map of central Barão Geraldo district, as a mean of information for safe transit, for sustainable mobility and a city for people.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmobilidade urbana
dc.subjectbicicleta
dc.subjectcidades sustentáveis
dc.subjectcidades para Pessoas
dc.subjectplanejamento cicloviário
dc.subjecturban mobility
dc.subjectbicycle
dc.subjectsustainable cities
dc.subjectcities for people
dc.subjectplanning bicycle
dc.titleBicicleta para cidades sustentáveis: uma leitura do município de Campinas
dc.title.alternativeBicycle for Sustainable Cities: a look at the city of Campinas
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8848092704746108
puc.advisorLattes7348817908541292
puc.refereePlacido, Vera Lúcia dos Santos
puc.refereeComarú, Francisco de Assis
puc.refereeLattes5365980970949716
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo


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