Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.contributor.authorFaria, Ana Luiza Santinato
dc.date.accessioned2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.available2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.issued2019-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16367
dc.description.abstractEste trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção pedagógica cujo objetivo principal foi investigar em que medida o ensino sistemático de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de matemática contribui para a superação de dificuldades dos alunos diante da tarefa de ler e compreender enunciados de exercícios e problemas matemáticos. O pressuposto que guiou esta investigação é que se aprende a aprender e que, portanto, o ensino de estratégias de aprendizagem, dentre elas, as estratégias de compreensão leitora, deve fazer parte da prática de professores de todas as disciplinas. Tendo como referencial teórico os estudos de autorregulação da aprendizagem a partir da abordagem sociocognitiva, a investigação envolveu 246 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Campinas e sua professora de matemática. Foram utilizados instrumentos quantitativos e qualitativos, que permitiram caracterizar o ensino e o uso de estratégias de compreensão leitora nas aulas de matemática antes e após o início das intervenções, bem como conhecer as crenças dos participantes acerca do papel da leitura nessa disciplina nesses dois momentos. Os resultados mostram que houve avanços significativos em relação às crenças motivacionais dos participantes acerca do ensino-­aprendizado de estratégias de compreensão leitora de enunciados e problemas matemáticos. Verificou-­se que o número de alunos que passou a dar importância à leitura nas aulas de matemática dobrou após as intervenções (de 30% para 60%). Já uma análise qualitativa revelou um fortalecimento das crenças de autoeficácia da professora diante da tarefa de ensinar seus alunos a ler e compreender os textos que frequentam sua disciplina. Também foram observados reflexos positivos nas práticas dos participantes, com destaque para um incremento no ensino das estratégias de inferenciação e questionamento do texto. Já com relação os alunos, os resultados mostraram que estes passaram a utilizar, com mais frequência, estratégias de monitoração e, principalmente, autoavaliação da tarefa, possibilitando uma tomada de consciência, por parte dos estudantes, de seu papel não apenas durante a atividade de leitura, mas, de modo mais amplo, em relação ao seu processo de aprendizagem. Esse estudo se justifica pela escassez de pesquisas de intervenção que investiguem o uso de estratégias autorregulatórias que contribuam para sanar as deficiências de compreensão leitora dos estudantes, notadamente no Ensino Fundamental, bem como pelo impacto positivo que, acredita-­se, intervenções dessa natureza possam ter no desempenho escolar dos alunos.
dc.description.abstractThis paper reports the development of a pedagogical intervention research whose main objective was to investigate to what extent the systematic teaching of strategies of self-­regulated reading comprehension in mathematics classes contributes to overcoming students' difficulties in the task of reading and comprehending exercises and mathematical problems. The assumption that guided this research is that one learns to learn and that, therefore, the teaching of learning strategies, among them, the strategies of reading comprehension, should be part of the practice of teachers of all disciplines. Taking as theoretical reference the studies of self-­regulation of learning from the sociocognitive approach, the research involved 246 students of the 6th grade of Elementary School of a private school in Campinas and its mathematics teacher. Quantitative and qualitative instruments were used to characterize the teaching and the use of reading comprehension strategies in mathematics classes before and after the beginning of the interventions, as well as to know the participants' beliefs about the role of reading in this discipline in these two moments. The results show that there have been significant advances in relation to the participants' motivational beliefs about teaching-­learning strategies of reading comprehension of mathematical statements and problems. It was verified that the number of students that started to give importance to reading in mathematics classes doubled after the interventions (from 30% to 60%). A qualitative analysis revealed a strengthening of the teacher's self-­efficacy beliefs in the task of teaching her students to read and understand the texts that attend their discipline. Positive reflexes were also observed in participants' practices, with emphasis on an increase in the teaching of inference strategies and questioning of the text. Regarding the students, the results showed that they used, more often, monitoring strategies and, mainly, self-­ assessment of the task, allowing students to become aware of their role not only during the activity of reading, but more broadly, in relation to their learning process. This study is justified by the scarcity of intervention research that investigates the use of self-­regulatory strategies that contribute to remedy deficiencies in student reading comprehension, especially in Elementary Education, as well as by the positive impact that interventions of this nature are supposed to have performance of students.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectAprender a aprender, Estratégias de compreensão da leitura, Leitura e ensino de matemática, Autorregulação da aprendizagem.
dc.subjectLearning to learn, Reading comprehension strategies, Reading and mathematics teaching, Self-­regulation of learning.
dc.titleLer para aprender... matemática: uma investigação sobre o ensino-­aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de matemática de um 6º ano do ensino fundamental
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4291487149416912
puc.advisorLattes7126514256674237
puc.refereeMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
puc.refereeSilva, Kátia Regina Xavier Pereira da
puc.refereeLattes7733644439876265
puc.refereeLattes2686345319538102
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples