Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorBernardi, Tamires Pastore
dc.date.accessioned2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.available2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.issued2018-02-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16368
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou investigar que contribuições são oferecidas para o ensinoaprendizagem de alunos e da professora-pesquisadora em um trabalho com a matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização de registros escritos e orais das crianças e da professora que investiga a prática sobre as aulas. Tem por objetivo principal analisar se e como um trabalho com a matemática no 3º ano do Ensino Fundamental pode contribuir com a ressignificação de conceitos matemáticos a partir da análise dos registros realizados dessas atividades. Como objetivos específicos apresentamos: a) investigar se o uso das narrativas (tanto da docente quanto dos alunos) e a reflexão sobre as mesmas auxilia o desenvolvimento docente e a ressignificação de conceitos matemáticos pelas crianças; e b) analisar nas produções e registros das crianças as contribuições dos recursos e estratégias utilizadas para a compreensão dos conceitos matemáticos do respectivo ano. O traçado metodológico configura-se numa perspectiva qualitativa de pesquisa de intervenção de grupo único. Os trabalhos dos alunos e suas representações escritas e pictóricas, comunicações orais sobre as ações realizadas serviram de instrumentos de análise para a investigação da mesma forma que as narrativas da professora relacionadas às atividades desenvolvidas. A pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede pública estadual, situada num bairro periférico do município de Campinas. Como categorias de análise, elencamos três: 1. Estratégias de aprendizagem e de resolução de operações; 2. Produção escrita de alunos; e 3. Produção e Interpretação de situações problemass. Como eixo transversal, trazemos as relações interpessoais considerando sua abordagem nas três anteriores. Como resultados, apresentamos que o pratagonismo infantil, o aumento do interesse dos alunos por situações problemas, a participação ativa dos mesmos e a colaboração e cooperação estiveram presentes nas relações interpessoais durante os trabalhos com a matemática, além do desenvolvimento da produção escrita em prol de avanços na aprendizagem.
dc.description.abstractThis research had the purpose of investigating the contributions offered to the teaching and learning of Mathematics for students and the researcher-teacher in the context of an Elementary 3rd grade classroom, based on the use of written and oral records made by the students and the teacher who was investigating the practices in the classroom. The main objective was to analyze how and if the activities performed with the Elementary 3rd grade classroom could contribute with the resignification of mathematical concepts based on the analysis of the records made about these activities. The specific objectives were: a) to investigate if the use of narratives (by the teacher as well as by the students) and the reflection on them may help with the educational development and the resignification of mathematical concepts by the students; and b) to analyze the productions and records made by the students in order to observe if the used contributions, the resources and strategies impacted the understanding of mathematical concepts of that grade. The methodological line is a qualitative perspective of the research with intervention in a single group. The students’ work, their written and pictorial representations, and their oral communication about the activities served as instruments for the analysis and investigation, as well as the teacher’s narratives related to the developed activities. The research took place in a state public school in a neighborhood located in the outskirts of the city of Campinas. The categories for analysis were three: 1. Operation learning and resolution strategies; 2. Written production by students; and 3. Production and interpretation of problems. As a transversal axis, we defined the interpersonal relations considering the three categories mentioned above. As a result, we state that an increase on the interest of the students in the problems, their active participation, collaboration and cooperation were present in the interpersonal relations during the activities with Mathematics, as well as the development of the written skills in favor of advances in the learning.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação matemática
dc.subjectFormação de Professores
dc.subjectNarrativas
dc.subjectRecursos Didáticos
dc.subjectResolução de Problemas
dc.subjectEducation of Mathematics
dc.subjectEducation of Teachers
dc.subjectNarratives
dc.subjectDidactic Resources
dc.subjectProblem Solving
dc.titleNarrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática
dc.title.alternativeEducational narrative and student record: contributions to the education of Mathematics
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8720707096393773
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeGrando, Regina Celia
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeLattes6878232320203358
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples