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dc.contributor.advisorVitorino, Artur José Renda
dc.contributor.authorPereira, Mariana Cristina Buratto
dc.date.accessioned2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.available2022-02-21T21:17:49Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16369
dc.description.abstractA profissão de engenheiro civil é vista como oficio de prestígio, e sua formação no ensino superior compreende o aprendizado de várias disciplinas, centradas no conhecimento de técnicas e precisão de métodos. Por sua vez, a atuação profissional se dá por meio do interrelacionamento entre pessoas e os métodos aprendidos durante a formação. Tendo em vista que para ocorrer o processo de ensino e de aprendizagem é necessária a mediação realizada pelo professor, neste trabalho de mestrado, propôs-se investigar qual a influência do professor para a formação da identidade profissional do engenheiro civil, identidade esta, que está relacionada com a segurança pela qual o egresso exerce a profissão. Para tanto, realizou-se pesquisa em três instituições de ensino superior (IES) localizadas no município de Campinas/SP, sendo duas universidades e um centro universitário, por meio de questionários eletrônicos com perguntas fechadas. Foram convidados a participarem desta pesquisa os alunos matriculados no último ano de formação e professores que lecionaram disciplinas do primeiro ao décimo semestres nas três IES delimitadas. Ao analisar as fontes empíricas, as evidências permitem afirmar que o professor do ensino superior influencia na formação da identidade profissional do engenheiro civil, cuja influência está diretamente aliada às diferenças dos perfis docentes. Estas diferenças são resultado de fatores, tais como: tempo de profissão e motivações para realização de mudanças na docência e as requeridas na diretriz de ensino. Concluiu-se que as diferenças dos perfis dos docentes não permitem garantir taxativamente que se esteja formando o mesmo perfil de profissional na Engenharia Civil, mas há fortes evidências mostrando que a interação intersubjetiva entre professores e alunos contribui afirmativamente na formação da identidade profissional de engenheiros civis.
dc.description.abstractCivil engineering profession is seen as a prestigious occupation, and its higher education includes learning several subjects, focusing on knowledge of technical skills and accuracy of methods. On the other hand, the professional performance is developed through interrelationship between engineers and the graduation learned methods. Since teaching and learning process is carried out by lecturers' mediation, this paper proposed to investigate what is the teaching influence on the professional profile identity of civil engineers, where this identity is related to the confidence with the career starter practises the profession. For this purpose, a research was conducted at three Higher Education Institutions, located in the city of Campinas/SP, two of which are Universities and one is a University Center, using questionnaires of closed-ended questions. Senior undergraduates and lecturers who teach subjects from the first to the last year of the undergraduate civil engineering course from the three referred Institutions were invited to take part in the research. By analyzing empirical sources, the evidences allow to state that lecturers bear an influence on the development of the civil engineers professional identity, and this influence is directly associated with the different approaches from the lecturers. These differences are the result of several factors, such as: work life and motivation to bring about the required changes in the teaching guidelines. This paper assumes that the different approaches from the lecturers do not state firmly that the same professional profile of civil engineer is being shaped, nonetheless, there are evidences demonstrating the contribution of the intersubjective interaction between lecturers and students in the development of the professional profile identity of civil engineers.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDocência universitária, Identidade profissional, Ensino superior, Engenharia civil.
dc.subjectUniversity lecturer, Professional profile identity, Higher Education, Civil engineering.
dc.titleInvestigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis
dc.title.alternativeInvestigation of the influence of the teaching profile on the formation of the professional profile identity of civil engineers
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4738625123871968
puc.advisorLattes3811004108670430
puc.refereeJacintho, Ana Elisabete Paganelli Guimarães de Avila
puc.refereePereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
puc.refereeLattes8531563804368352
puc.refereeLattes6205064013011021
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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