Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorJesus, Deise Cristina Carvalho de
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.issued2017-02-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16408
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação em um programa de formação em serviço de professores alfabetizadores. Sou professorado 1º ano do ensino fundamental e fiz os cursos de formação continuada propostos pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A metodologia desta pesquisa é a autobiográfica, fundamentada na abordagem histórico-cultural. Para a produção do material empírico, parti das minhas lembranças durante a minha participação no curso de formação continuada de professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC de língua portuguesa, no ano de 2013. As lembranças contaram com recursos que foram disparadores de memória: as pautas dos encontros realizados na época, os livros de leitura para deleite realizada em cada encontro; os cadernos de formação oficiais do curso, as caixas de jogos do PNAIC, os vídeos do curso disponíveis on-line e as atividades desenvolvidas com os alunos da pesquisadora durante o curso. Esses disparadores de memória possibilitaram-me (auto)revisitar o espaço formativo do curso, favorecendo a escrita de relatos que se tornaram o material empírico bruto desta pesquisa. Frente a esses relatos, coloco-me a refletir sobre qual conhecimento foi apropriado por mim durante o curso de formação e que se encontra presente até hoje no meu fazer pedagógico. Identifiquei nesse processo de busca e reflexão que a proposta de organizar as atividades por sequências didáticas foi bastante significativa em meu trabalho docente. Assim, nesta pesquisa, rememorei as sequências didáticas que desenvolvi com meus estudantes, tanto durante como após o curso de formação, materializando-as em uma escrita narrativa. Tarefa difícil, de (auto)exposição, de (auto)avaliação, de reflexão, de estranhamento, de enfrentamento de mim, com minhas resistências, crenças e (in)certezas. A pesquisa por meio de narrativas autobiográficas mostrou-se um recurso potente para a reflexividade docente, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. Escrever sobre o vivido fez-me compreender melhor a diferença entre ser professora alfabetizadora e torna-se, a cada experiência, uma professora alfabetizadora.
dc.description.abstractThis research aims to understand my reflective process as a movement that enhances my personal and professional development, through the remembrances I made / do from my participation in an in-service training program for literacy teachers. I am a teacher of the 1st year of elementary school and have taken the continuing education courses proposed by the PNAIC (National Pact for Literacy in the Right Age). The methodology of this research is the autobiographical, based on the historical-cultural approach. For the production of the empirical material, I started from my memories during my participation in the ongoing training course of literacy teachers, proposed by the PNAIC of Portuguese-language, in 2013. The memories had resources that were memory triggers:The guidelines of the meetings held at the time,the reading books for enjoyment held at each meeting; The official training books of the course, the games boxes of PNAIC, the course videos that was available online and the activities developed with the students of the researcher during the course.These memory triggers enabled me (self)revisit the formative space of the course, favoring the writing of reports that have become the raw empirical material of this research. Faced with these reports, I reflect on what knowledge was appropriated by me during the training course and that is present until today in my pedagogical work.I identified in this process of search and reflection that the proposal to organize the activities by didactic sequences was quite significant in my teaching work. In this research, I recalled the didactic sequences that I developed with my students,both during and after the training course, materializing them in a narrative writing. Difficult task, of (self)exposure, of (self)evaluation, of reflection, of strangeness, of confronting myself, with my resistances, beliefs and (un)certainties. The research through autobiographical narratives proved to be a powerful resource for teacher reflexivity, promoting personal and professional development.Writing about lived experience made me understand in better way the difference between being a literacy teacher and becoming, with each experience, a literacy teacher.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPNAIC
dc.subjectReflexividade
dc.subjectFormação continuada de professores
dc.subjectPesquisa autobiográfica
dc.subjectPNAIC
dc.subjectReflexivity
dc.subjectContinuing education of teachers
dc.subjectAutobiographical research
dc.titleOs caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
dc.title.alternativeThe reflexive / formative paths covered by a literacy teacher: An autobiographical study
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9092857005522686
puc.advisorLattes7025380679558216
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereePrado, Guilherme do Val Toledo
puc.refereeLattes8794565484100151
puc.refereeLattes0440747965664499
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples