Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorBarbisan, Carla
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.issued2017-06-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16410
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o uso de narrativas em pesquisas realizadas em cursos de Pedagogia. As quatro teses e 12 dissertações investigadas foram selecionadas a partir da consulta sistemática à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A escolha da referida base se deu por ser ela uma das mais completas disponíveis às pesquisas de cunho acadêmico científico e, também, por oferecer os textos em sua íntegra. O levantamento se ateve às pesquisas defendidas entre os anos de 2006 e 2014. Após a seleção de produções científicas que atendiam às delimitações de interesse, analisaram-se seus conteúdos categorizando-os em diferentes tipos de temas e abordagens tendo por objetivo a identificação das principais características que se apresentavam, para que, assim, fosse possível uma visão ampliada de como as narrativas contribuem à formação de pedagogas que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também às pesquisas nessa área. A metodologia utilizada foi a Análise Documental, o caráter é qualiquantitativo uma vez que tratou de avaliar e apreender aspectos subjetivos do conteúdo das produções alvo, que possam ser relevantes aos que pretendem utilizar as narrativas como instrumento de pesquisa ou como prática formativa em cursos de Pedagogia, mas, também, almejou quantificar certos tipos de resultados, como forma de apresentar um panorama numérico sobre a utilização de narrativas nas pesquisas analisadas. Sustentam esta pesquisa autores como Clandinin e Connelly, Dewey, Larrosa, Souza, Prado, Soligo, Passegui e Tardif, entre outros, que tratam de aspectos fundamentais às narrativas vinculadas à formação de professoras. Ainda há muito que investigar sobre estes dois temas que se entrelaçam nesta proposta de pesquisa, haja vista que são assuntos de profunda complexidade, que podem caminhar de modo parceiro, ainda carecendo, no entanto, de muita reflexão e prática. As obras analisadas revelaram que as narrativas são muito positivas às pesquisas e à formação em Pedagogia, mas, as pesquisas não ressaltaram a reflexão sobre aprendizagens resultantes do processo de escrita narrativa em si. Mostraram também que há pouco cuidado com aspectos éticos às participantes e às narrativas. As pesquisas que em sua maioria não são escritas narrativamente, demostraram falta de zelo teórico ao termo ‘experiência’, que é intrínseco às narrativas. Uma das importantes revelações desta pesquisa foi compreender que, em uma perspectiva narrativa de análise documental, a inquirição se torna um “dilema ético”, que coloca a pesquisadora na mesma condição das autoras pesquisadas, ou seja: no dever da priorização aos cuidados com quem criou as obras analisadas. Essa preocupação com as autoras e participantes das obras ocorreu e foi ponderada a ponto de eu considerar correto que as autoras das obras que compõem este corpus pudessem ler minhas análises e sobre elas argumentar, o que, no entanto, não foi possível a uma pesquisa de mestrado, permanecendo, assim, uma lacuna no trato ético que busquei dar a esta dissertação. Assim, esta pesquisa apresenta como principal resultado a importância da valorização incondicional aos cuidados éticos dados à formação e às pesquisas em Pedagogia.
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the use of narratives in research conducted in Pedagogy courses. The 4 theses and 12 dissertations investigated were selected based on a systematic consultation of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). This source was chosen given it is one of the most complete information available for academic scientific research and, also, for providing their entire content. The survey is based on researches carried out between the years 2006 and 2014. After the selection of scientific productions that met the delimitations of interest, the content was analyzed and categorized into different themes and approaches, with the objective of identifying the main characteristics that were presented, so that there is a broader view of how the narratives contribute to the formation of pedagogues that work in the initial years of Elementary Education and also for research in this area. The methodology used was the Documentary Analysis. This analysis is qualitative and quantitative, since the objective was to evaluate and understand the subjective aspects of the target productions’ content that may be relevant to those who intend to use narratives as a research tool or as a training practice in Pedagogy courses, but also aims to quantify certain types of results, as a way to present a statistics numerical panorama on the use of narratives in the researches analyzed. Authors like Clandinin and Connelly, Dewey, Larrosa, Souza, Prado, Soligo, Passegui and Tardif, among others, support this research that deals with fundamental aspects of narratives linked to teachers’ formation. There’s still a lot to investigate on these two themes that are intertwined in this research proposal, given that they are very complex subjects, that can walk in partnership, however, still require much reflection and practice. The analyzed works revealed that the narratives are very positive to the researches and the formation in Pedagogy, but, nevertheless, they did not emphasize the critical thinking on learning resulting from the process of narrative writing itself. They also showed that there is little care with ethical aspects to participants and their narratives. Researches that are not mostly narratively written have shown a lack of theoretical zeal for the term 'experience', which is intrinsic to narratives. One of the important revelations of this survey was to understand that, in the perspective of narrative, documentary analysis, questioning becomes an “ethical dilemma”, which places the researcher in the same condition of the authors surveyed, that is: on the duty of the prioritization to the care of those who created the works analysed. This concern with the authors and participants of the works found was weighted to the point I consider correct that the authors of the works that make up this corpus could read my analysis and on they argue, which, however, was not possible in a research Master's, remaining, thus, a gap in the tract of ethics which I sought to give to this dissertation. Thus, this research presents as the main result the importance of unconditional care ethical, and dedicated to the training and research in Pedagogy.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectFormação inicial de professoras
dc.subjectNarrativas
dc.subjectPedagogia
dc.subjectInitial teachers’ formation
dc.subjectNarratives
dc.subjectPedagogy
dc.titleNarrativas: usos e contribuições às pesquisas sobre formação inicial de pedagogas
dc.title.alternativeNarratives: uses and contributions to research on the initial formation of pedagogues
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0262924362014230
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereePrado, Guilherme do Val Toledo
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes0440747965664499
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples