Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:22Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:22Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16417
dc.description.abstractEsta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, espaço físico, colegas e objetos) influenciam na forma como as crianças brincam de faz de conta na escola de educação infantil, tendo como base norteadora a teoria histórico-cultural de Vygotsky, ancorada no materialismo histórico dialético de Karl Marx. Também faz parte dos objetivos dessa pesquisa, sistematizar as contribuições do brincar de faz de conta para o desenvolvimento infantil na perspectiva da teoria histórico cultural; destacar o papel do professor nas brincadeiras, à luz da psicologia histórico cultural e pedagogia histórico-crítica; observar crianças da educação infantil no contexto escolar em situações de brincadeiras de faz de conta e analisar o que pensam professores da educação infantil em relação ao brincar de faz de conta na escola e como desenvolvem suas práticas. Essa é uma investigação de cunho qualitativo, cujo material empírico foi produzido por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. O campo de investigação foram duas turmas de crianças de cinco anos de idade, sendo uma turma de escola particular e outra de escola pública, ambas de educação infantil da cidade de Hortolândia. As crianças foram observadas durante três meses, uma vez por semana, sempre as sextas feiras, cada período do dia em uma das duas escolas totalizando doze dias em cada escola. As entrevistas foram realizadas com oito professores, sendo quatro de cada uma das escolas. Realizamos previamente revisão bibliográfica sobre nossa temática em teses e dissertações, visando identificar o que se tem produzido sobre o assunto nos últimos cinco anos. Foi possível percebermos que não foram realizadas muitas publicações referentes ao brincar infantil na escola. Essa pesquisa nos mostra a importância de estimular reflexões e possíveis mudanças nas práticas docentes no que se refere à valorização do brincar de faz de conta como atividade indispensável no desenvolvimento de crianças da educação infantil.
dc.description.abstractThis research deals with play pretending in kindergarten. The problem to be investigated and the central objective of the research is to understand and identify if differences in the school context (teacher, physical space, colleagues and objects) influence the way children play pretends in kindergarten, base guiding Vygotsky's historical-cultural theory, anchored in the historical dialectical materialism of Karl Marx. It is also part of the objectives of this research, to systematize the contributions of play of make-up for children's development in the perspective of cultural historical theory; highlight the role of the teacher in the games, in the light of cultural historical psychology and historical-critical pedagogy; to observe children of the children's education in the school context in situations of play of account and to analyze what they think teachers of the infantile education in relation to the play of make account in the school and how they develop their practices. This is a qualitative research whose empirical material was produced through a semi-structured interview and participant observation. The field of investigation was two groups of children of five years of age, being a class of private school and another one of public school, both of infantile education of the city of Hortolândia. The children were observed for three months, once a week, always on Fridays, each period of the day in one of the two schools totaling twelve days in each school. The interviews were conducted with eight teachers, four from each of the schools. We previously carried out a bibliographical review on our thematic in theses and dissertations, aiming to identify what has been produced on the subject in the last five years. It was possible to realize that many publications regarding children's play in school were not carried out. This research shows us the importance of stimulating reflections and possible changes in teaching practices regarding the valuation of play pretending as an indispensable activity in the development of children in early childhood education.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Infantil
dc.subjectFaz de conta
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural
dc.subjectFormação de Professores
dc.subjectBrincar infantil
dc.subjectEarly Childhood Educatio;
dc.subjectPretend
dc.subjectHistorical-Cultural Theory
dc.subjectTeacher training
dc.subjectPlay for children.
dc.titleA influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4150934813930686
puc.advisorLattes4704506667255915
puc.refereeRocha, Maria Silva Pinto de Moura Librando da
puc.refereeHai, Alessandra Arce
puc.refereeLattes3845288858275245
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples