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dc.contributor.advisorRios, Monica Piccione Gomes
dc.contributor.authorPontes, Marina Piason Breglio
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:22Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:22Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16418
dc.description.abstractNas últimas seis décadas, o turismo experimentou uma contínua expansão e diversificação, convertendo-se em um dos setores econômicos de maior envergadura e crescimento do mundo e exigindo uma profissionalização que implica repensar o Curso de Turismo para que atenda a essa realidade. Aqui se cumpre um dos principais papéis das políticas públicas em educação, no ensino superior, com reflexos no desenvolvimento econômico do país e na carreira de seus profissionais: avaliar o Curso de Turismo e apontar as mudanças necessárias. Avaliar como prática social orientada, à luz de José Dias Sobrinho e Almerindo Afonso, sobretudo, para produzir questionamentos e gerar intervenções. No Brasil, o Exame Nacional de Cursos, o Provão, foi implantado em 1996 como a primeira avaliação em larga escala no ensino superior, sendo substituído em 2004 por um sistema mais abrangente, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES. Desde então, a regulação e o controle do Estado podem estar produzindo efeitos nos cursos existentes, fato que nutre o problema norteador desta pesquisa: quais os efeitos do SINAES no Curso de Turismo da PUC-Campinas na percepção dos gestores, professores e egressos? A pesquisa tem como objetivo geral investigar, na percepção dos gestores, professores e egressos, os efeitos do SINAES no Curso de Turismo da PUC-Campinas. A opção metodológica se deu por uma abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis, incluindo revisão da literatura especializada, análise documental do projeto pedagógico do Curso de Turismo da PUC-Campinas, entrevista semiestruturada com a equipe de gestão, grupo focal com professores e questionário com egressos. A análise dos dados considerou essa diversidade de técnicas, em um esforço de triangulação. Assim, esta pesquisa primeiramente identificou os pressupostos teórico-metodológicos do SINAES, que opera, nos âmbitos da avaliação institucional, a avaliação de cursos e a avaliação de estudantes, e tem criado indicadores que levaram a uma polarização do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), repercutindo na graduação tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico. Criados na década de 1970, os cursos de turismo no Brasil mostraram-se diversos quanto à metodologia de ensino, com claro aspecto multidisciplinar e complexo frente aos crescentes desafios da área. A análise das percepções de gestores, professores e egressos participantes da pesquisa possibilitou constatar que o SINAES, ainda que não seja considerado o único mobilizador de ações em prol do Curso de Turismo da PUC-Campinas, tem produzido efeitos. Entre estes, destacam-se o incentivo à capacitação docente, as melhorias na infraestrutura, a alteração no formato de provas, a reformulação do currículo e a discussão do PPC. Foi possível verificar que os egressos têm conhecimento somente do ENADE, avaliação à qual são submetidos, desconhecendo o sistema como um todo. Evidenciou-se, ainda, que gestores, docentes e corpo técnico-administrativo precisam estar conscientes de seu papel na formação de profissionais e cidadãos, para além dos resultados expressos pelos sistemas avaliativos, no sentido de caminhar para uma formação integral e ética. Pretende-se que este estudo, somado a outras pesquisas sobre o tema em questão, possa contribuir para a reflexão de educadores como um todo sobre os efeitos do SINAES, na direção da problematização dessa política pública de avaliação e da melhoria da qualidade da Educação Superior no Brasil.
dc.description.abstractIn the last six decades, tourism had experimented a continuous development and diversification, becoming one of the most extensive and expansive economic sectors in the word, demanding labor professionalization that as consequence rethink the Course of Tourism, focused in supply the new demands. In this point, are accomplished one of the most important issues of the education public policies, in higher education, affecting the country economic development and the career of professionals: evaluate the Tourism Course and point necessary changes. Evaluate a social practice oriented, based on renowned authors, as José Dias Sobrinho and Almerindo Afonso, mostly to produce questions and generate interventions. In Brazil, the National Exam of Courses, the “Provão”, was implemented in 1996 as the first large-scale evaluation of higher education, being replaced in 2004 by a more comprehensive system, the National System of Evaluation of Higher Education, “SINAES”. Since then, state regulation and control of higher education may be producing effects in the existing courses and generates the guiding question of this research: what are the effects of SINAES in the Tourism Course of PUC-Campinas through the perception of managers, professors and graduates? The research objects to investigate, with the perception of managers, professors and graduates, the effects of SINAES in the Tourism Course of PUC-Campinas. The methodological option, in a qualitative approach, without ignoring the quantifiable data, includes a specialized literature revision, documentary analysis of the Tourism Course of PUC-Campinas pedagogical project, semi-structured interview with the management team, focus group of professors and questionnaire with graduates. The analysis of the data had considered the diversity of techniques and instruments for the production of empirical material, in a triangulation effort. Consequently, this research first identified the theoretical-methodological assumptions of SINAES, course and student assessment, and has created indicators that have led to a polarization of the National Student Performance Examination (ENADE), with administrative and pedagogical repercussions in graduation courses. Created from the 1970s decade onwards, the tourism courses in Brazil presented themselves diverse on the employed methodology, being crystal its multidisciplinary and complex aspect in face of the challenges imposed. The analysis of the perceptions of managers, professors and graduates, participants of the research, made it possible to verify that SINAES, even though not considered the unique catalyzer of actions in favor of the Tourism Course of PUC-Campinas, has produced effects. Among the indicated effects are: incentive for the capacitation of the professors, improvements of the infrastructure, changes in format of the tests, reformulation of the curriculum, and PPC discussion. It was possible to verify that the graduates have knowledge only of the ENADE, without knowing the system as a whole. It was also evidenced that, managers, professors and technical-administrative staff must to be aware of their role in the formation of professionals and citizens, in order to, in addition to the results expressed by the evaluation systems, move towards the integral and ethical development. It is intended that this study, composed with other researches, contribute to the reflection of educators about the effects that SINAES produces, in the direction of questioning this public policy of evaluation and improvement of the quality of Higher Education in Brazil.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAvaliação
dc.subjectCurso de Turismo
dc.subjectPolíticas Públicas em Educação
dc.subjectSINAES
dc.subjectEducação Superior.
dc.subjectEvaluation
dc.subjectTourism Course
dc.subjectPublic Politics in Education
dc.subjectSINAES
dc.subjectHigher Education.
dc.titleOs efeitos do SINAES no curso de turismo da Puc-Campinas: percepção dos gestores, professores e egressos
dc.title.alternativeThe Effects of SINAES on the PUC-Campinas Tourism Course: perception of managers, professors and graduates
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7503755882197539
puc.advisorLattes8794565484100151
puc.refereeTurra, Juleusa Maria Theodoro
puc.refereeMartins, Maria Angélica Rodrigues
puc.refereeLattes6175708874643709
puc.refereeLattes1539707598644879
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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