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dc.contributor.advisorMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.contributor.authorGallet, Diego da Silva
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:22Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:22Z
dc.date.issued2016-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16423
dc.description.abstractA presente pesquisa busca investigar como livros didáticos de Matemática e Ciências dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental abordam a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas. Tem por objetivo identificar se e como são tratadas propostas interdisciplinares que se fazem presentes no conteúdo desse material. Apresentamos aspectos teóricos que tratam o conceito de interdisciplinaridade e a reflexão relacionada à importância do livro didático como suporte de ensino na sala de aula, dentro de uma perspectiva que compreende o aluno que aprende por meio do livro didático, como um ser integrado por diferentes dimensões que perpassam sua natureza histórica e cultural. A metodologia utilizada foi a da análise documental das obras selecionadas, ou seja, quatro livros didáticos de Matemática e Ciências, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental – duas coleções de cada disciplina –, tendo por embasamento teórico estudos referentes à interdisciplinaridade, livro didático, ensino de Matemática e ensino de Ciências. A interdisciplinaridade é um termo ainda em construção, que merece maiores estudos. Há barreiras paradigmáticas que fazem com que o ensino escolar persista em um modelo disciplinar rigoroso, fragmentado e descontextualizado. Por resultados indicamos que recursos de ensino como o livro didático podem tanto favorecer com um rompimento para com esse modelo, quanto firmar a rigidez disciplinar. Nossas análises dos livros didáticos, aqueles mais distribuídos no ano de 2016 a nível nacional, evidenciaram ainda uma frágil ação em relação ao tratamento interdisciplinar nas disciplinas de Ciências e Matemática, tanto nas coleções de um quanto de outro conteúdo. Identificamos também a predominância de certas temáticas em detrimento de outras, nos momentos interdisciplinares analisados como, por exemplo, temáticas ligadas ao meio ambiente. Nos Manuais do Professor que estão presentes ao final de cada obra encontramos uma fragilidade teórica relacionada à interdisciplinaridade, além de divergência de tratamento da interdisciplinaridade entre obras de autores diferentes, mas da mesma editora. Por fim, consideramos que para ser possível a interdisciplinaridade é preciso considerar, mais que teorias e terminologias, uma transformação paradigmática, que respeite seu movimento histórico e dialético, englobando todos os sujeitos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem escolar: professores, alunos, pais e responsáveis, gestores, editores e escritores de livros didáticos, avaliadores dos livros didáticos, formadores de professores, dentre muitos outros.
dc.description.abstractThis research investigates how Math and Science textbooks from 4th and 5th years of Elementary School address interdisciplinary study between these two subjects. It aims to identify whether and how interdisciplinary proposals are implemented using what nowadays are inside these materials. We show theoretical aspects that bring interdisciplinary concept and reflect about the textbooks importance as a teaching support inside classroom, within a perspective that students who learn through textbook scan have different dimensions’ approaches that pervade their historical and cultural nature. The methodology used was documental analysis of some selected works, as four Math and Science textbooks from 4th and 5th year of elementary school - two collections of each subject -, with also theoretical background on interdisciplinary studies for Math and Science teaching. Interdisciplinary method is a term still under construction, which deserves further studies. There are paradigmatic barriers that still make school education persisting in strict disciplinary model, fragmented and decontextualized. As research results, we bring that educational resources such as textbooks can break this actual model, but also can establish disciplinary strictness. Our textbooks analysis, those most widely distributed in 2016 at national level also showed a weak action on interdisciplinary approaches for Math and Science subjects, both in the collections of one and other contents. We also identified predominance of certain themes and few information about others, in interdisciplinary moments analyzed such as, for example, themes related to the environment. In the Teacher Manuals presented at the end of each work, we find a theoretical fragility related to interdisciplinary study, as well as a divergence of interdisciplinary approach between works by different authors, but from the same publisher. Finally, we consider interdisciplinary study must contemplate, rather than theories and terminologies, a paradigmatic transformation that respects its historical and dialectical movement, encompassing all subjects involved in the teaching-learning process: teachers, students, parents, editors and textbooks writers, textbooks evaluators, teacher trainers, among many others.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEnsino de Matemática
dc.subjectEnsino de Ciências
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subjectLivro didático
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental.
dc.subjectMath teaching
dc.subjectScience teaching
dc.subjectInterdisciplinary studies
dc.subjectTextbook
dc.subjectEarly years of elementary school.
dc.titleO tratamento interdisciplinar entre matemática e ciências nos livros didáticos de 4º e 5º ano do ensino fundamental
dc.title.alternativeThe interdisciplinary approach for math and science intextbooks from 4th and 5th year of Elementary School.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5873556689962779
puc.advisorLattes7733644439876265
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeGarcia, Tânia Maria Figueiredo Braga
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes6161776417311771
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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