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dc.contributor.advisorCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.contributor.authorFisch, Carolina Betioli Ribeiro
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:23Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:23Z
dc.date.issued2006-06-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16427
dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual o impacto deste documento na prática pedagógica do arte-educador e quais as relações de sua utilização com a formação superior destes professores. Para isso fez-se uma apresentação das principais teorias de ensino da arte vigentes na atualidade e posterior análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ciclo II a partir dessas teorias, onde buscou-se obter possíveis confluências e oposições conceituais. Coletaram-se opiniões de arteeducadores sobre as relações entre sua formação superior e a aplicação dos Parâmetros na sala de aula. Os resultados apontam que o documento se embasa principalmente na teoria conhecida como Proposta Triangular. No entanto sofre influências de outras teorias de ensino de arte, algumas complementares e outras até incompatíveis, comprometendo seu entendimento. As respostas dos professores participantes sugerem que estes consideram as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais distantes da realidade da sala de aula e de difícil aplicação, principalmente por falta de infra-estrutura nas escolas estaduais. Também apontam falhas em relação à sua formação superior, principalmente no que concerne à preparação para transpor as teorias de ensino de arte para a prática. Diante disso, conclui-se que há necessidade de reformulações nos cursos de licenciatura em arte, principalmente no sentido de se promover uma integração entre as disciplinas destinadas à formação do artista e as que se destinam à formação do professor, de estimular a iniciação à pesquisa e de promover um amplo conhecimento da epistemologia do ensino da arte de forma crítica e comparativa, para que o profissional possa dispor de subsídios para se posicionar frente a tais teorias, optando conscientemente por uma delas e aos objetivos a que se propõe. Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, sugere-se que sua implementação venha acompanhada dos recursos adequados e necessários para efetiva realização de suas propostas, embora cônscios de que na realidade, nenhuma padronização do ensino da arte possa garantir, por si só, a qualidade do ensino.
dc.description.abstractThis work, introduced in the line of research Universidade, Docência e Formação de Professores, intended to identify what theories of art education are inserted on the document Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, how is the impact of this document on the teachers practice and what are the relations of its use with the teacher´s graduation. One first presents different approaches to teaching of the arts and analyses the Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte - Ciclo II from this theories, searching for possible confluences and conceptual oppositions. Opinions from art educators were collected about the relations between their graduation and the application of Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. The results show that the document is basically based on the theory known as Proposta Triangular, but it is influenced by other theories not always compatible. The teacher s answers show that they consider the Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte distant from the school reality, and its application difficult because of fewer resources on public education. There are imperfections related to those teachers initial formation too, especially in the preparation to bring the theories to practice. So it was concluded that it must have some reformulations in art education courses, such as integrate disciplines that form artists and those that form educators, stimulate the research initiation and offer a huge knowledge of art education´s epistemology. Related to the document Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, it is suggested that its implementation comes with appropriated and necessary resources to happen, even so its known that no standardization of art education can be capable, by this on, to guarantee education quality.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectensino de arte
dc.subjectepistemologia
dc.subjectparâmetros curriculares nacionais
dc.subjectformação superior
dc.subjectart education
dc.subjectepistemology
dc.subjectparâmetros curriculares nacionais
dc.subjectgraduation
dc.titleA formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas
dc.title.alternativeThe art educator preparation and the epistemology of art education: relations, contradictions and perspectives
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6212279798995484
puc.advisorLattes3883562938853685
puc.refereeAlmeida, Célia Maria de Castro
puc.refereeBalzan, Newton Cesar
puc.refereeLattes8490316933535065
puc.refereeLattes6995142158435943
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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