Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Ivone
dc.contributor.authorSousa, Diógenes Rodrigues de
dc.date.accessioned2022-02-22T16:12:54Z
dc.date.available2022-02-22T16:12:54Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16435
dc.description.abstractEsta dissertação discute o patrimônio industrial da Companhia Antarctica Paulista, na cidade de São Paulo, em sua zona leste buscando questões relacionadas ao processo de urbanização e do cotidiano desta cidade, especialmente do bairro da Mooca. O recorte temporal parte das ultimas décadas do século XIX, em que surgiram em São Paulo, as primeiras ferrovias e as primeiras indústrias, com destaque, então, para a instalação da Companhia Antarctica Paulista próxima a estação ferroviária Agua Branca, em 1867, na linha da São Paulo Railway, no bairro homônimo, e abarca as primeiras décadas do século XX, quando da transferência, em 1904, para as proximidades da estação ferroviária da Mooca, também na linha férrea da Inglesa. Abarca-se, ainda, a fusão da Antarctica-Brahma e a criação da AmBev, nas décadas finais do século XX. Baseado na tríade ferrovia-imigração-fabrica, esta pesquisa discute, em viés historiográfico, de que maneira tais elementos compuseram a urbanização paulistana, tendo o foco na Companhia Antarctica Paulista que, além de ser uma fabrica de bebidas, construiu uma serie de outros equipamentos urbanos em São Paulo, formando um complexo industrial, com equipamentos sociais, típicos das chamadas company towns do período.
dc.description.abstractThis dissertation discusses the industrial heritage made by the Antarctica Paulista Company, in Sao Paulo, east zone, as a way to understand urbanization and the daily life of the city, focusing in Mooca neighborhood. The periodization starts at the last decades of the XIX century, when the first railways and industries appeared in Sao Paulo, highlighting the Antarctica Paulista Company next to Agua Branca railway station, in 1867, part of the Sao Paulo Railway system. The study covers the first decades of the XX Century, especially the 1904, when the factory moved out to a place next to Mooca station, part of the same English railway. Also, the dissertation goes through the Antarctica-Brahma companies fusion and the creation of AmBev in the 199’s. Based on the railway-immigration-factory triad, this research talks over, with a historiography view, in which ways these elements made the paulistana urbanization, focusing the Antarctica Paulista Company which, besides being a beverage factory, built other urban equipaments in Sao Paulo, compounding an industrial complex with social apparatus, typical of the company towns of the period worldwide.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectUrbanização
dc.subjectCerveja
dc.subjectSão Paulo
dc.subjectIndustria
dc.subjectImigração
dc.subjectUrbanization
dc.subjectBeer
dc.subjectSao Paulo
dc.subjectIndustry
dc.subjectImmigration
dc.titleCidade e Cerveja: Companhia Antarctica Paulista e urbanização em São Paulo
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes0806882249236381
puc.advisorLattes7421194293040268
puc.refereeAtique, Fernando
puc.refereePereira, Renata Baesso
puc.refereeLattes8425420305118490
puc.refereeLattes9692163245601581
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples