Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorCastro, Laís de
dc.date.accessioned2022-04-01T18:08:22Z
dc.date.available2022-04-01T18:08:22Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16491
dc.description.abstractAntes de definir a internet como risco ou benefício na vida de crianças, conhecer como elas têm utilizado a rede, e como se envolvem com as atividades da escola no contexto de pandemia por covid-19 torna-se um urgente objetivo de investigação, que atravessou o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado. A pesquisadora inseriu-se virtualmente, pelo Google Sala de Aula, em espaços coletivos com estudantes de uma escola municipal de Ensino Fundamental, realizando encontros semanais com os estudantes que entrassem no link disponibilizado em todas as turmas do 6º ao 9º Ano, somando o total de 22 estudantes. Tratase de uma pesquisa qualitativa, que tem como fundamento a Pesquisa Ação-Participação. Neste espaço remoto, foi aplicado o mapeamento sobre o acesso à internet, uma das fontes de informação, respondido pelos estudantes de forma síncrona na primeira meia hora do encontro, que durava 1h30. Além das respostas do mapeamento, foram analisados o Projeto Pedagógico da escola, para compreender a organização da escola frente ao uso da internet, e os diários de campo da pesquisadora que descreveram encontros com os estudantes que se relacionaram com questões sobre a internet (riscos e benefícios de seu uso). A pesquisa demonstrou, no âmbito escolar, como a internet passou a ser utilizada como um fundamento a permanência de vínculo entre escola-estudante, demonstrando um aumento de 225% da incidência da palavra “internet” no Projeto Pedagógico da escola. Foi acompanhado o começo de um novo modo de ensinoaprendizagem, visto que a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, passou a garantir o acesso à Chromebooks a todos os estudantes matriculados do fundamental II. Por meio do contato com os estudantes, a síntese do mapeamento indica “estudo” como uma categoria central, podendo ser motivado por interesses pessoas ou dirigido por atividades da escola, apresentando um número maior na busca por conteúdos com base nos interesses pessoais (motivado) de cada participante. Esse interesse parte do conteúdo que os próprios estudantes acessam ou assistem, e são conteúdos que não aparecem no currículo escolar atual. A pesquisa demonstrou que os jovens utilizam a internet principalmente para o lazer, e quando há buscas sobre algo relacionado ao estudo, o estudo dirigido limita-se ao conteúdo das atividades remotas enviadas pelos professores, e o estudo motivado pelos interesses pessoais, que cita muitas opções que ainda não aparecem como possibilidade no planejamento pedagógico. A vida escolar pós-pandemia contará, cada vez mais, com esse recurso, e cabe a escola, em seu papel social, formar pessoas que consigam utilizar a rede de forma que possa trazer benefícios ao seu desenvolvimento.
dc.description.abstractThis work seeks to understand how the relationship between the children development and the internet, from the perspective of developmental and critical psychology in the school context. The theoretical foundation is organized in three axes, seeking to establish a relationship between the internet and the child’s development. In the first, the internet will be discussed in its history and culture, how the internet emerged and how it is characterized in the current times when the research is carried out. In the second, there will be a discussion about developmental theories, especially Vigotski’s theory, adopted as a reference for investigating the problem. In the third, the performance of psychology at school to monitor child development related to the internet will be presented. The axes are organized in a way that contributes to the understanding of the subject's constitution from the historical, cultural, and social dimensions. We aim to investigate the presence of the internet in children´s daily lives, characterize its use and possible actions by the school team when identified demands related to it. The research will take place through contact with students. It is a qualitative research, based on ActionParticipation Research and Historical-Dialectical Materialism. The sources of information will be the researcher's field diaries, in addition to the application of a questionnaire to students. The research will be carried out in a Municipal Elementary School, located in the northern region of Campinas - São Paulo, through the insertion of the researcher in the ECOAR Project - Space for Coexistence, Action and Reflection, an extension project, from PUC-Campinas, to confront violence in public schools, happening remotely until the present moment due to the pandemic scenario. The research aims to contribute to the development of prevention and education actions in the school context
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
dc.publisherPUC Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPsicologia crítica
dc.subjectPsicologia educacional
dc.subjectCrianças - Desenvolvimento
dc.subjectCritical Psychology
dc.subjectSchool Psycgology
dc.subjectChild – Development
dc.titleInternet e desenvolvimento infantil: apontamentos da psicologia na escola
dc.title.alternativeInternet and Child Development: Notes From Psychology at School
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2395313697621939
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeCamargo, Fernanda Furtado
puc.refereeNogueira, Ana Lúcia Horta
puc.refereeLattes6490404373580472
puc.refereeLattes7997437120208317
puc.centerCCV - Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples