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dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorCamargo, Letícia Moreira Bueno de
dc.date.accessioned2022-04-01T18:08:22Z
dc.date.available2022-04-01T18:08:22Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16494
dc.description.abstractO presente trabalho parte da necessidade de compreender a Violência Psicossocial na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, configurada nas relações familiares. Além disso, partimos das contribuições de Vigotski para entender o Desenvolvimento Infantil no aporte da teoria Histórico-Cultural, e compreendermos a relação entre a violência e o desenvolvimento, por meio do conceito Situação-Limite delineado por Martín-Baró. Apresenta-se a importância da profissional de psicologia em suas ações na escola, como membro da equipe técnica, a partir da experiência do Projeto ECOAR – Espaço de Convivência, Ação e Reflexão, realizado com crianças em um Centro de Educação Infantil na região Noroeste da cidade de Campinas – São Paulo. Este estudo, teve como objetivos analisar de modo mais detalhado as vivências dos estudantes vítimas de violência doméstica, assim como identificar quem é a pessoa que recorre à psicologia na escola para relatar os casos de violência doméstica, quais as características ou elementos que descrevem situações de violência doméstica vivida pelo estudante, quais caminhos foram percorridos pela escola em relação a essas situações analisadas a partir do Projeto Pedagógico da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos fundamentos metodológicos são a Pesquisa Ação-Participação e o Materialismo Histórico-Dialético que se fundamenta na dialética da realidade. As ações da profissional de psicologia foram analisadas por meio dos diários de campo durante quatro anos em que a pesquisadora esteve na escola, aqueles em que situação de violência doméstica foram registradas. A análise dessas fontes de informações permitiu identificar a reprodução da violência doméstica que as crianças vivenciam no âmbito familiar, além da utilização da violência como prática correta de educar. Além disso, foi possível identificar a ausência de protocolo nas ações da escola referente à violência doméstica, e a necessidade de dialogar com as famílias sobre os riscos da violência para o desenvolvimento das crianças.
dc.description.abstractThis essay way inspired by the need to understand Psychosocial Violence from the perspective of Ignácio Martín-Baró, under the family relationships context. Furthermore, we based on Vigotski's contributions to the studies of Child Development in the context of the historical-cultural theory, then we understand the relation between the violence and the development, through the Limit-Situation concept created by Martín-Baró. The importance of the psychology professional in their actions at school will be presented, as a member of the technical team, based on the experience of the ECOAR Project - Space for Coexistence, Action and Reflection (ECOAR – Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), carried out with children in a Children's Educational Center (CEI), in Northwest Campinas city - São Paulo State. This study aims to analyze detailed the experiences of students victims of domestic violence, as well as to identify the reporter of these domestic violence cases to a psychological professional working in a school, the main characteristics or elements that describe situations of domestic violence experienced by the student, the action plan the school creates after receiving these analyzed situations by the Pedagogical Project. This a qualitative research, characterized by the methodological foundations of ActionParticipation Research and Historical-Dialectical Materialism, based on the dialectic of reality. The actions of psychology were analyzed through field diaries with several domestic cases along four years the researcher was at the school. The analysis of these information, identify a reproduction of domestic violence that children experience in the family environment, aside the usage of violence as a duly practice of educating. In addition, it was possible to identify the absence of protocol in the school's actions regarding domestic violence, and the need to dialogue with families about the risks of violence for the development of children.
dc.publisherPUC Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPsicologia Escolar Crítica
dc.subjectEducação Infantil
dc.subjectViolência
dc.subjectCritical Psychology school
dc.subjectPreschool
dc.subjectViolence
dc.titleEducação infantil e violência doméstica: desafios para a atuação da psicologia
dc.title.alternativeEarly childhood education and violence domestic: challenges for the performance of psychology
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1978015601306016
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeOliveira, Wanderlei Abadio de
puc.refereeSilva, Maria Áurea Pereira
puc.refereeLattes5455601415853420
puc.refereeLattes5929157352755186
puc.centerCCV - Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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