Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, Vera Lucia Trevisan de
dc.contributor.authorRocha, Matheus Henrique da Silva
dc.date.accessioned2022-04-01T18:08:22Z
dc.date.available2022-04-01T18:08:22Z
dc.date.issued2022-01-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16495
dc.description.abstractA presente pesquisa está vinculada aos estudos desenvolvidos pelo grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), do Programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. E toma como pressuposto teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, que compreende o desenvolvimento humano como ocorrendo no/pelo meio, contexto no qual as relações sociais e intersubjetivas acontecem, assim, se destacando, a relação dialética do ser humano como produto-produtor da realidade objetiva. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação da memória e da imaginação na construção do futuro de jovens egressos do Ensino Médio público. A presente investigação se insere no campo dos estudos qualitativos e se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e individuais com quatro jovens egressos de escola pública, com idades entre 19 e 20 anos, que participaram de intervenções do grupo PROSPED entre os anos de 2016 e 2018. Nas entrevistas buscou-se identificar memórias e experiências que foram e ainda são importantes para os sujeitos pensarem sobre suas vidas atual e futura. As entrevistas foram realizadas virtualmente e foram gravadas e transcritas. Os resultados indicaram que as experiências dos jovens são marcadas pelas desigualdades sociais, tais como distância da residência para o local de trabalho, e dificuldade na relação entre os estudos e o trabalho, que por vezes podem diminuir ou aumentar as possibilidades de imaginar futuros possíveis. Contudo, as experiências significativas tidas na escola, em especial na atuação da Psicologia Escolar, se mostraram potentes para ampliar as perspectivas de futuro e possibilitar novos modos de ser e agir no mundo. Concluímos, portanto, que o trabalho do Psicólogo (a) escolar em muito contribui para a promoção de espaços de reflexão e discussão acerca do futuro de jovens.
dc.description.abstractThis research is linked to the studies developed by the group Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), from the postgraduate program in Psychology at Pontifícia Universidade Católica de Campinas. It takes Cultural-Historical Psychology as its theoretical and methodological approach, which understands human development as occurring in/through the environment, context in which social and intersubjective relations happen, thus highlighting the dialectical relationship of the human being as a productproducer of objective reality. The aim of this research was to investigate the relationship between memory and imagination in the construction of the future perspectives of young graduates from public high school. This research is within the field of qualitative studies and was carried out through semi-structured and individual interviews with four young public school graduates, aged 19 to 20 years, who participated in interventions by PROSPED between 2016 and 2018. In the interviews, we sought to identify memories and experiences that were and still are important for the subjects to think about their current and future lives. The interviews were conducted virtually and were recorded and transcribed. The results indicated that the experiences of young people are marked by social inequalities, such as distance from home to work, and difficulty in the relationship between studies and work which can sometimes diminish or increase the possibilities of imagining possible futures. However, the significant experiences had at school, especially in the performance of School Psychology, proved to be powerful in broadening the perspectives for the future and in enabling new ways of being and acting in the world. We conclude, therefore, that the work of the School Psychologist greatly contributes to the promotion of spaces for reflection and discussion about the future of young people.
dc.publisherPUC Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPsicologia Escolar
dc.subjectPsicologia Histórico-cultural
dc.subjectImaginação
dc.subjectMemória
dc.subjectSchool Psychology
dc.subjectCultural-Historical Psychology
dc.subjectImagination
dc.subjectMemory
dc.titleMemórias que mobilizam a imaginação: perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público
dc.title.alternativeMemories that mobilize the imagination: future perspectives of young public high school graduates
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9367393299447577
puc.advisorLattes6876954243774464
puc.refereeGuzzo, Raquel Souza Lobo
puc.refereeGomes, Claudia
puc.refereeLattes8863163152848405
puc.refereeLattes0483616532104544
puc.centerCCV - Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record