dc.contributor.advisor | Rios, Monica Piccione Gomes | |
dc.contributor.author | Andrade, Maria Cláudia Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T12:50:31Z | |
dc.date.available | 2022-04-06T12:50:31Z | |
dc.date.issued | 2022-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16524 | |
dc.description.abstract | A política pública de avaliação da educação básica, com o centramento em avaliações em larga
escala, vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1990, e vem se intensificando neste século
XXI. Neste cenário, tem sobressaído a gestão por resultados, com monitoramento das metas a
serem atingidas pelas escolas. No estado de Pernambuco, há o Sistema de Avaliação de
Pernambuco (Saepe) que gera ações oriundas dos gestores públicos e escolares com foco na
melhoria do desempenho escolar, que tem constituído eixo central dos projetos e programas
voltados, especialmente, ao que se refere ao Ensino Médio. À luz dessa contextualização,
constituiu objetivo geral deste estudo investigar as ações desencadeadas pela equipe de gestão
escolar e pelos professores em prol da qualidade da educação do Ensino Médio integral de quatro
escolas de mesorregiões de Pernambuco. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa
qualitativa, sendo que a produção de material empírico se deu por meio de análise documental,
entrevista semiestruturada e questionário misto. A análise documental incluiu os documentos
legais que englobam a área de educação, os documentos que balizam a construção da proposta
pedagógica da Rede Estadual de Educação Integral de Pernambuco e os projetos pedagógicos das
escolas pesquisadas. O lócus da pesquisa contou com quatro escolas estaduais do Ensino Médio
integral, tendo como critério da escolha a participação das escolas em todas as edições das
avaliações externas do Saepe e com resultados crescentes do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica de Pernambuco (Idepe), sendo localizadas nas quatro mesorregiões
administrativas de Pernambuco, assim distribuídas: duas na microrregião metropolitana do
Recife; uma na mesorregião do Agreste Pernambucano; e uma na mesorregião do Sertão do São
Francisco. Os participantes de cada escola pesquisada foram o gestor escolar, o coordenador
pedagógico e quatro professores representantes das áreas de Linguagem e suas tecnologias,
Matemática e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e
sociais aplicadas. A análise dos resultados revelou que, para os participantes da pesquisa, o
conceito de educação em tempo integral está atrelado a mais tempo na escola. Outra constatação
foi o protagonismo juvenil, tendo sido apontado como o grande diferencial também pelo fato de
os alunos terem mais tempo na escola e poderem se dedicar às atividades pedagógicas com mais
empenho. A permanência do professor na mesma escola foi tratada como uma conquista para a
categoria. Os entrevistados, por unanimidade, consideram importante as avaliações externas e
demonstraram adaptação às cobranças por melhores resultados nas avaliações. Os participantes
da pesquisa sinalizam que as escolas de ensino médio de tempo integral de Pernambuco se
distanciam de uma escola de qualidade. Nesse quesito, apontaram lacunas, principalmente, no
que se refere à estrutura física, à falta de equipamentos e pessoal especializado. Sobre o período
da pandemia da Covid-19, apontaram desafios e consequentes ações que a secretaria de educação
e as escolas tiveram que realizar na direção de garantir um ensino de qualidade que se traduzisse
pelas aprendizagens dos alunos. Os principais desafios que geraram ações específicas decorreram
do ensino remoto que alterou a dinâmica de alunos e professores. A equipe de gestão escolar e os
professores reconheceram dificuldades para o uso das tecnologias para ministrar as aulas, tanto
pelo desconhecimento das plataformas digitais, quanto pela ausência de computadores nos lares
dos professores e alunos. Apesar dos desafios analisados e de outros que venham a se afigurar em
decorrência do retorno às aulas presenciais, foi evidenciado o esforço dos pesquisados em prol da
qualidade social do ensino médio em tempo integral de Pernambuco. Esse estudo contribuiu para
reiterarmos que seja qual for o cenário vivenciado, é possível fazer a diferença em um ato
permanente de esperançar, como aprendemos com Freire, ato este testemunhado nas ações
expressas pelos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The public policy of evaluating basic education, with a focus on large-scale evaluations, has been
taking place in Brazil since the 1990s, and has been intensifying in this 21st century. In this
scenario, management by results has stood out, with monitoring of the goals to be achieved by
schools. In the state of Pernambuco, there is the Pernambuco Assessment System (Saepe) that
generates actions from public and school managers with a focus on improving school
performance, which has been the central axis of projects and programs focused, especially, on
High school. In light of this contextualization, the general objective of this study was to
investigate the actions taken by the school management team and by the teachers in favor of the
quality of integral secondary education in four schools in Pernambuco's mesoregions. To carry
out this study, we opted for qualitative research, and the production of empirical material took
place through document analysis, semi-structured interviews and a mixed questionnaire. The
document analysis included the legal documents that encompass the area of education, the
documents that guide the construction of the pedagogical proposal of the State Network of
Integral Education of Pernambuco and the pedagogical projects of the schools surveyed. The
locus of the research had four state schools of integral secondary education, having as a criterion
of choice the participation of schools in all editions of external evaluations of Saepe and with
increasing results of the Index of Development of Basic Education of Pernambuco (Idepe), being
located in the four administrative mesoregions of Pernambuco, distributed as follows: two in the
metropolitan microregion of Recife; one in the Agreste Pernambucano mesoregion; and one in
the São Francisco Pernambucano mesoregion. The research participants of each school surveyed
were the school manager, the pedagogical coordinator and four teachers representing the areas of
Language and its technologies, Mathematics and its technologies, Natural Sciences and its
technologies and Applied Human and Social Sciences. The analysis of the results revealed that,
for the research participants, the concept of full-time education is linked to more time in school.
Another finding was the youth protagonism, having been pointed out as the great differential also
due to the fact that students have more time at school and can dedicate themselves to pedagogical
activities with more commitment. The permanence of the teacher in the same school was treated
as an achievement for the category. Respondents unanimously consider external evaluations
important and demonstrate adaptation to demands for better results in evaluations. Research
participants indicate that full-time high schools in Pernambuco are far from a quality school. In
this regard, they pointed out gaps mainly with regard to the physical structure, the lack of
equipment and specialized personnel. Regarding the period of the Covid19 pandemic, they
pointed out challenges and consequent actions that the secretary of education and schools had to
carry out in order to guarantee quality education that would translate into student learning. The
main challenges that generated specific actions resulted from remote teaching that changed the
dynamics of students and teachers. The school management team and teachers recognized
difficulties in using technologies to teach classes, both due to the lack of knowledge of digital
platforms and the absence of computers in the homes of teachers and students. Despite the
challenges analyzed and others that may arise as a result of the return to face-to-face classes, the
effort of those surveyed in favor of the social quality of full-time secondary education in
Pernambuco was evidenced. This study helped to reiterate that whatever the scenario experienced,
it is possible to make a difference in a permanent act of hope, as we learned from Freire, an act
witnessed in the actions expressed by school managers, pedagogical coordinators and teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Idepe | pt_BR |
dc.subject | Public evaluation policies | pt_BR |
dc.title | Qualidade do ensino médio integral de Pernambuco: percepções de gestores escolares e professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3065837440896614 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.referee | Mendonça, Samuel | |
puc.referee | Almeida, Marta Isabel Silva Mateus de | |
puc.refereeLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.refereeLattes | -- | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | 24 meses após a data da defesa | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |