dc.contributor.advisor | Vitorino, Artur José Renda | |
dc.contributor.author | Felix, Grace da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T15:21:27Z | |
dc.date.available | 2022-04-06T15:21:27Z | |
dc.date.issued | 2022-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16529 | |
dc.description.abstract | Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente
dissertação, cujo objetivo reside em responder à questão proposta, avaliando: o que é diferença
na BNCC; se há a presença de uma identidade e como a Filosofia da Diferença de Gilles
Deleuze pode contribuir com o campo educacional. É intento da investigação em andamento,
interrogar quem é o aluno aludido no documento oficial, documento este que fomenta a
construção dos currículos específicos em território nacional. Para tanto, foi utilizado como parte
empírica da pesquisa a análise da última versão da BNCC, homologada em 2018, que
abordamos como fonte primária e que problematizamos na qualidade de discurso oficial
materializado em documento; portanto, é uma pesquisa de abordagem qualitativa de perfil
documental. Os recortes propostos para análise consistem em duas seções: apresentação e
fundamentos pedagógicos. A leitura analítica adotou como teoria a filosofia de Gilles Deleuze
e, por meio dos seguintes conceitos, é que se examinou a BNCC: diferença, repetição e signos
propondo, diante da constatação da presença de uma identidade de aluno, que denominamos
aluno-universal, é que emerge a filosofia deleuziana contribuindo para o entendimento de um
devir-aluno que respeite as singularidades e não as individualidades. | pt_BR |
dc.description.abstract | Starting from the following research problem: "a normative discourse, such as the Common
National Curriculum Base (BNCC), mobilizes what sense of difference?" is that we started this
dissertation, whose objective is to answer the proposed question, evaluating: what is the
difference in BNCC; if there is the presence of an identity and how Gilles Deleuze's philosophy
of difference can contribute to the educational field. The purpose of the ongoing investigation
is to question who is the student mentioned in the official document, a document that
encourages the construction of specific curricula in the national territory. For this purpose, the
analysis of the latest version of the BNCC, approved in 2018, which we address as a primary
source and which we problematize as official discourse materialized in a document, was used
as an empirical part of the research; therefore, it is a documental profile qualitative approach
research. The cuts proposed for analysis consist of two sections: presentation and pedagogical
foundations. The analytical reading adopted Gilles Deleuze's philosophy as a theory and,
through the following concepts, the BNCC was examined: difference, repetition and signs
proposing, in view of the verification of the presence of a student identity, which we call
universal-student, it is that Deleuzian philosophy emerges, contributing to the understanding of
a student-becoming those respects singularities and not individualities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Universal | pt_BR |
dc.subject | Ser-em-devir | pt_BR |
dc.subject | Repetição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Universal | pt_BR |
dc.subject | Being-in-becoming | pt_BR |
dc.subject | Repetition | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7947868350943986 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Cardoso Junior, Helio Rebello | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7428964121614007 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |