Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVitorino, Artur José Renda
dc.contributor.authorFelix, Grace da Silva
dc.date.accessioned2022-04-06T15:21:27Z
dc.date.available2022-04-06T15:21:27Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16529
dc.description.abstractPartindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em responder à questão proposta, avaliando: o que é diferença na BNCC; se há a presença de uma identidade e como a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze pode contribuir com o campo educacional. É intento da investigação em andamento, interrogar quem é o aluno aludido no documento oficial, documento este que fomenta a construção dos currículos específicos em território nacional. Para tanto, foi utilizado como parte empírica da pesquisa a análise da última versão da BNCC, homologada em 2018, que abordamos como fonte primária e que problematizamos na qualidade de discurso oficial materializado em documento; portanto, é uma pesquisa de abordagem qualitativa de perfil documental. Os recortes propostos para análise consistem em duas seções: apresentação e fundamentos pedagógicos. A leitura analítica adotou como teoria a filosofia de Gilles Deleuze e, por meio dos seguintes conceitos, é que se examinou a BNCC: diferença, repetição e signos propondo, diante da constatação da presença de uma identidade de aluno, que denominamos aluno-universal, é que emerge a filosofia deleuziana contribuindo para o entendimento de um devir-aluno que respeite as singularidades e não as individualidades.pt_BR
dc.description.abstractStarting from the following research problem: "a normative discourse, such as the Common National Curriculum Base (BNCC), mobilizes what sense of difference?" is that we started this dissertation, whose objective is to answer the proposed question, evaluating: what is the difference in BNCC; if there is the presence of an identity and how Gilles Deleuze's philosophy of difference can contribute to the educational field. The purpose of the ongoing investigation is to question who is the student mentioned in the official document, a document that encourages the construction of specific curricula in the national territory. For this purpose, the analysis of the latest version of the BNCC, approved in 2018, which we address as a primary source and which we problematize as official discourse materialized in a document, was used as an empirical part of the research; therefore, it is a documental profile qualitative approach research. The cuts proposed for analysis consist of two sections: presentation and pedagogical foundations. The analytical reading adopted Gilles Deleuze's philosophy as a theory and, through the following concepts, the BNCC was examined: difference, repetition and signs proposing, in view of the verification of the presence of a student identity, which we call universal-student, it is that Deleuzian philosophy emerges, contributing to the understanding of a student-becoming those respects singularities and not individualities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectUniversalpt_BR
dc.subjectSer-em-devirpt_BR
dc.subjectRepetiçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectUniversalpt_BR
dc.subjectBeing-in-becomingpt_BR
dc.subjectRepetitionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferençapt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes7947868350943986pt_BR
puc.advisorLattes3811004108670430pt_BR
puc.refereeTassoni, Elvira Cristina Martins
puc.refereeCardoso Junior, Helio Rebello
puc.refereeLattes7025380679558216pt_BR
puc.refereeLattes7428964121614007pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples