dc.contributor.advisor | Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de | |
dc.contributor.author | Garcia, Alexsandra Manoel | |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T15:34:46Z | |
dc.date.available | 2022-04-06T15:34:46Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16530 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica
dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade.
Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte formulação:
as representações sociais de professores de educação básica diante às novas
configurações familiares e, se essas novas configurações familiares interferem na
sua prática pedagógica? Nosso objetivo geral foi compreender as elaborações de
professores de Educação Básica sobre as novas configurações de famílias e sua
repercussão no desenvolvimento de sua prática pedagógica. Esta é uma pesquisa
de caráter qualitativo, cujo instrumento de produção de material empírico foi a
realização de grupos focais com professores de duas escolas, sendo uma particular
e uma da rede pública municipal, ambas da cidade de Indaiatuba/SP. O material
empírico foi analisado com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria
das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici e nos estudos de Vygotsky,
no que se refere ao desenvolvimento humano, assim como outros autores que
compartilham desse referencial. As análises desenvolvidas são de cunho descritivointerpretativo das conversas/reflexões advindas de provocações durante o grupo
focal mediado pela pesquisadora. O material empírico produzido revelou que alguns
professores desconhecem as novas configurações e não sabem se devem ou não
adentrar nesta seara durante suas práticas, não sentindo-se preparados para
abordar o tema, enquanto outros enfrentam os padrões impostos e seguem
trabalhando o tema família tentando inserir essa diversidade nas práticas
elaboradas. Deixamos com este trabalho, indicativos a outros pesquisadores que se
interessem pelo tema, para que, assim, possam ampliar o debate no sentido de que
o assunto seja melhor compreendido e, consequentemente, tratado de modo a
dirimir preconceitos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research deals with social representations of basic education teachers focusing
on the diversity of family configurations in our society. The following formulation is
established as the guiding problem for this investigation: the social representations of
basic education teachers in the face of new family configurations and whether these
new family configurations interfere with their pedagogical practice? Our general
objective is to understand the elaborations of Basic Education teachers about the
new configurations of families and their repercussions in the development of their
pedagogical practice. This is a qualitative research, whose instrument for producing
empirical material was the realization of focus groups with teachers from two schools,
one private and one from the municipal public network, both in the city of Indaiatuba /
SP. The empirical material was analyzed based on the theoretical-methodological
assumptions of the Theory of Social Representations (TRS) by Serge Moscovici and
on Vygotsky's studies, regarding human development, as well as other authors who
share this framework. This research is of a descriptive-interpretative nature,
analyzing the conversations / reflections arising from provocations during the focus
group mediated by the researcher. The empirical material produced revealed that
some teachers are unaware of the new configurations and do not know whether or
not they should enter nestra mara during their practices, some do not feel prepared
to address the theme, while others face the imposed standards and continue working
on the family theme trying to insert this diversity in the elaborated practices. We leave
with this work indicative to other researchers who are interested in the theme so that
they broaden and deepen the debate in the sense that the theme is better
understood and, consequently, treated in order to settle prejudices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Modelos de Famílias | pt_BR |
dc.subject | Configurações familiares | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Teacher Education | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Family Models | pt_BR |
dc.subject | Family configuations | pt_BR |
dc.subject | Theory of Social Representations | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Social representations of teachers in the face of new family configurations: the importance of discussing diversity in basic education | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4860450202825697 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4704506667255915 | pt_BR |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |