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dc.contributor.advisorSilva, Ana Rosa Cloclet da
dc.contributor.authorAlves, Jessica Martins
dc.date.accessioned2022-04-07T18:47:50Z
dc.date.available2022-04-07T18:47:50Z
dc.date.issued2002-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16544
dc.description.abstractNovas formas de afirmar o sagrado vêm se mostrando mais presentes no Brasil contemporâneo. É este o caso observado com o neoxamanismo, num cenário em que o religioso e o secular se reconfiguram de maneiras inéditas, mesclando-se práticas e saberes tradicionais com conteúdos novos, de forma a atender às demandas das sociedades ocidentais. O que orienta a questão central desta pesquisa é, a partir de um estudo de caso – o Instituto Cristão Filhos da Luz - problematizar como as práticas, conteúdos simbólicos e discursivos aí observados, ressignificam elementos do xamanismo ameríndio, com propósitos atuais. Para tanto, a metodologia parte de uma abordagem histórico-cultural do fenômeno religioso, que amparada nos fundamentos da Escola italiana de História das Religiões, investiga de que modo as matrizes americanas do xamanismo, ao serem apropriadas no plano discursivo e na ritualidade, produzem uma realidade simbólico-ritual capaz de criar soluções de cura para as patologias individuais e coletivas da mente, do corpo e da alma. Especificamente, a pesquisa se ampara no ferramental conceitual de Ernesto De Martino, procurando compreender comoo contexto ritualístico abordado, ao criar o que o autor define como um “regime protegido” de práticas mágicas estruturadas, funciona como um lugar de deshistorificação e reelaboração cultural, eficaz na resolução da “crise da presença”, que em traduziria o risco de perda do ser no mundo. No caso estudado, além das técnicas performáticas, será considerado o uso da ayahuasca, substância psicoativa capaz de induzir o estado de dissociação psíquica dos participantes do ritual e sua reconstituição em contexto simbólico, com eficácia na resolução de determinadas dores da existência humana.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectXamanismopt_BR
dc.subjectPluralidade religiosapt_BR
dc.subjectReligião como técnicapt_BR
dc.subjectCura alternativapt_BR
dc.subjectIntituto Cristão Filhos da Luzpt_BR
dc.subjectShamanismpt_BR
dc.subjectReligious pluralitypt_BR
dc.subjectReligion as techniquept_BR
dc.subjectAlternative curept_BR
dc.titleApropriações culturais das práticas xamânicas na contemporaneidade: um estudo dos ritos e significados da curapt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes8405298354751571pt_BR
puc.advisorLattes6648577383927409pt_BR
puc.refereePompa, Maria Cristina
puc.refereeNogueira, Paulo Augusto de Souza
puc.refereeLattes7168852714356841pt_BR
puc.refereeLattes3200067308515123pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramCiências da Religiãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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